Para atender à regulamentações mais restritas para os motores da DTM, categoria do automobilismo alemão, a Audi criou um novo motor 2.0 turbo com nada menos que 610 cv. O desenvolvimento levou dois anos e meio e o propulsor passou por mais de mil horas de testes em dinamômetro para ficar pronto. O piloto ainda terá um botão que libera 30 cv extras para facilitar ultrapassagens.
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O quatro-cilindros também foi projetado para durar uma temporada inteira. Para tanto, precisará rodar cerca de 6 mil quilômetros, entre todas as corridas disputadas.
O novo motor vai estrear na corrida de Hockenheim, na Alemanha, sob o capô do Audi RS5 DTM. A prova ocorrerá no dia 4 de maio.
O 2.0 vai substituir o V8 de 4 litros e aspiração natural usado pelo RS5 na temporada de 2018. Apesar de ter o dobro do tamanho, o oito-cilindros produzia “apenas” 500 cv.
A principal vantagem do 2.0 é o menor peso. A novidade pesa apenas 85 quilos, metade do antigo V8. Com o novo motor, o RS5 DTM tem pouco mais de uma tonelada, o que melhorou a relação peso/potência do carro de corrida. Agora, é de cerca de 1,6 quilo por cavalo, medida próxima à de um Bugatti Veyron Super Sport, por exemplo. O Bugatti, no entanto, tem 1.200 cv.
Audi DTM
Porém, o motor dificilmente chegará num carro de rua da Audi. O RS5 de rua usa um V6 biturbo de 2,9 litros e 450 cv, enquanto o V8 é restrito aos maiores RS6 e RS7. A Audi até ofereceu na Europa em 2016 uma versão DTM do A5, mas ela era equipada com um V6 de 3 litros e 270 cv.