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Canadá quer oferecer subsídio de R$ 14 mil para cada carro elétrico
Tecnologia

Canadá quer oferecer subsídio de R$ 14 mil para cada carro elétrico

Subsídio será dado para modelos elétricos com tabela cheia até R$ 126 mil. Governo quer que 100% dos carros novos tenha zero emissões até 2040

Redação

23 de mar, 2019 · 4 minutos de leitura.

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subsídio Canadá
Modelos da cobiçada Tesla ultrapassam teto de preço estabelecido pelo governo canadense para receber o subsídio
Crédito:Crédito: Tesla

O maior desafio para que os carros elétricos deem certo são os custos envolvidos. As tecnologias ainda são caras demais para tornar esses veículos opções de compra atraentes. O caminho para que eles se tornem viáveis passa por incentivos dos governos, sob a forma de subsídio ou incentivo fiscal.

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O governo do Canadá sabe disso. E o seu plano orçamentário para este ano inclui um subsídio de CA$ 5 mil (quantia equivalente a R$ 14 mil) para carros elétricos novos.

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Algumas províncias canadenses como Québec e British Columbia, já oferecem descontos para a compra desses modelos. Mas esta é a primeira vez que se propõe um desconto para todo o país.

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Os incentivos custarão R$ 845 milhões aos cofres canadenses ao longo de três anos. Eles permitirão uma redução de R$ 14 mil no preço de cada carro movido a bateria elétrica ou célula de hidrogênio.


Tesla fica de fora do subsídio

Mas a benesse não é ilimitada. O subsídio só será concedido para modelos que tenham preço cheio abaixo de CA$ 45 mil (R$ 126 mil). Com isso, nenhum carro fabricado pela Tesla está apto a aproveitar o incentivo. O carro mais barato da marca, Model 3, parte de CA$ 47.600.

Além disso, o governo canadense também quer encorajar taxistas e empresas de ônibus a adotarem veículos elétricos e movidos a hidrogênio. Para eles, a proposta contempla isenção total de impostos no primeiro ano de uso.

O plano contempla ainda investimento de CA$ 130 milhões (R$ 366 milhões) ao longo de cinco anos para construir uma rede de estações de recarga espalhadas por todo o amplo território canadense. Esses pontos devem se concentrar no entorno de estacionamentos públicos, prédios comerciais e residenciais e outros locais de interesse.


Tanto empenho tem explicação: uma meta a alcançar. O Canadá quer que até 2040 todos os carros vendidos tenham zero emissões de poluentes. Até 2030, esses modelos devem responder por 30% da frota zero-km.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.