A Ford vai tirar o Ka de linha na Europa. Apenas o hatch é vendido por lá, chamado de Ka+. As vendas fracas do Ka fizeram a Ford tomar a decisão de encerrar a produção dos hatchs destinados à Europa. O Ford Ka vendido no Velho Continente é produzido na Índia.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
O modelo vende bem menos que os principais concorrentes, o Renault Twingo e o Dacia Sandero. Além das vendas baixas, a saída do Ka vai ajudar a Ford a melhorar sua média de emissões de CO2. “O Ka+ estaria sujeito a penalidades por poluir demais a partir de 2020, tornando-o menos atraente num segmento competitivo”, afirmou o gerente de comunicação de produto da Europa Finn Thonamsen.
A produção do Ka+ para a Europa será encerrada na Índia em setembro e as vendas continuarão até o fim dos estoques. Com isso, o modelo de entrada da Ford europeia passa a ser o Fiesta.
Fiesta vai assumir lugar do Ka
Como a versão mais barata do modelo maior é cerca de 5 mil libras mais cara (cerca de R$ 25 mil), a Ford deverá criar novas versões mais simples do Fiesta para preencher a lacuna. O Ford Ka mais barato parte 11.300 libras, cerca de R$ 56 mil na Inglaterra. O Fiesta mais barato parte do equivalente a R$ 75 mil em conversão direta.
O Ka+ europeu é equipado com um 1.2 de quatro cilindros com potências entre 70 cv e 85 cv. Ainda há uma versão aventureira, igual ao Ford Ka Freestyle vendido no Brasil.