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Mercedes clássico de Mr. Bean vai a leilão na Inglaterra
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Mercedes clássico de Mr. Bean vai a leilão na Inglaterra

Carro foi comprado novo pelo comediante Rowan Atkinson em 1991, vendido e comprado novamente

Redação

16 de abr, 2019 · 3 minutos de leitura.

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Atkinson
Versão especial foi primeira de alto desempenho e foi produzida pela Porsche
Crédito:Foto: Classic Car Auctions
Atkinson

Um certo Mercedes-Benz 500E de 1991 que irá a leilão na Inglaterra tem uma história pra lá de curiosa. Além de ser um produto conjunto entre Porsche e Mercedes, o sedã em questão foi propriedade de Rowan Atkinson por não apenas uma, mas duas vezes.

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O comediante famoso pelo papel de Mr. Bean comprou o carro zero quilômetro e o manteve por quatro anos em sua garagem. Nada menos que 23 anos depois, em 2017, Atkinson comprou o carro novamente e agora irá vendê-lo pela segunda vez.

Versão especial

O Mercedes em si também é um carro um bocado especial. A versão foi a primeira do sedã a usar o V8 de 5,0 litros vindo do SL. Para encaixar o motor maior no pacato três-volumes, a Mercedes-Benz contratou a Porsche para fazer as modificações necessárias na carroceria, suspensão e afinar motor e câmbio.


A Porsche também ficou responsável pela produção do carro em sua fábrica de Zuffenhausen, distrito de Stuttgart, na Alemanha. As carrocerias eram levadas à fábrica da Mercedes na mesma cidade para pintura e voltavam às mãos da Porsche para instalação do motor. Depois, cada carro voltava outra vez para as instalações da Mercedes-Benz para inspeção e entrega às concessionárias.

O modelo foi chamado de 500E de 1989 a 1993, e adotou a nomenclatura E500 após a reforma feita pela Mercedes-Benz naquela época. O V8 dava desempenho esportivo ao sedã. Com 326 cv e quase 50 mkgf de torque, o 500E acelerava de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos e atingia os 260 km/h.

A unidade de Rowan Atkinson é uma das 29 a serem importadas para a Inglaterra. Estados Unidos e Japão foram os maiores mercados do carro, com cerca de 1.500 unidades vendidas em cada país. Ao todo, foram 10.479 unidades produzidas do “lobo em pele de cordeiro”, como o sedã era chamado na época.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.