A Renault apresentou no Salão de Xangai a versão final do Kwid elétrico, o K-ZE. O modelo é o primeiro elétrico de baixo custo da Renault. O conceito do K-ZE havia sido apresentado no Salão de Paris, no ano passado.
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Ele foi desenvolvido pela parceria da Renault com a empresa eGT New Energy Automotive. A fabricação será com sua parceira local, a Dongfeng – que também é a controladora do grupo PSA Peugeot Citroën. Na China, ele começa a ser comercializado no último trimestre do ano.
Em relação ao Kwid convencional ele tem LEDs diurnos (DRLs), faróis mais estreitos e uma grade maior, já em conformidade com a nova linguagem visual da Renault. Ele mantém o vão livre de 150 mm, mas o porta-malas ganhou 10 litros em relação a versão a combustão oferecida no Brasil, que tem 290 l.
Por dentro, ele é igual ao nosso Renault Kwid. Inclusive na qualidade do acabamento pelo que é possível notar das imagens. Diferente são a central multimídia maior com 8 polegadas e o câmbio trocado por um seletor giratório com três posições: drive, neutro e ré. O painel de instrumentos tem um velocímetro digital no centro. Ele é ladeado por um mostrador da capacidade de carga a direita e um econômetro à esquerda.
Recarga e autonomia do K-ZE
A Renault não divulgou todas as especificações do K-ZE. Mas anunciou que o compacto elétrico será capaz de carregar até 80% de suas baterias em 50 minutos com um sistema de recarga rápida. No sistema normal, são 4 horas para atingir 100%. A autonomia é estimada em 250 km, como ocorre com o Venucia e30, que é o mesmo carro vendido sob outra marca chinesa.