A Smart produziu uma série especial para marcar as últimas unidades do ForTwo com motor a combustão. Serão 21 carros feitos em parceria com o designer Konstantin Grcic. A partir de agora, todos os carros da marca terão apenas motores elétricos. Os modelos foram produzidos também junto com a Brabus e ficarão prontos em agosto.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Os 21 carros vão comemorar também os 21 anos da Smart e a transição para uma marca de carros elétricos. As unidades serão pintadas numa combinação de amarelo e preto especialmente criada pelo designer alemão.
O tom de amarelo é uma referência aos primeiros Smart, de 1998. A colaboração com artistas também foi usada no lançamento do Smart original. Todos os modelos serão baseados na configuração conversível do carrinho.
Atualmente, o Fortwo é vendido na Europa com duas opções de motor. Há um 1.0 com 71 cv e um 0.9 turbo de 90 cv, ambos de três cilindros e fornecidos pela Renault. A versão elétrica já existe e tem 82 cv.
SIGA O JORNAL DO CARRO NO INSTAGRAM
Smart sempre foi controversa
A Daimler, proprietária da Smart, já considerou acabar com a marca, que nunca conseguiu ser rentável. O fechamento chegou a ser cogitado, mas, ao que tudo indica, a fabricante terá mais alguns anos à frente.
A marca esteve no Brasil até 2014, mas parou de trazer carros desde o lançamento da terceira geração do ForTwo. Uma unidade do Forfour, baseado no Renault Twingo, chegou a estar no estande da Mercedes-Benz no último Salão de São Paulo (em novembro do ano passado). Porém, não há planos de voltar a trazer carros da Smart ao País.