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Mercedes antecipa futuro da segurança com carro conceito
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Mercedes antecipa futuro da segurança com carro conceito

ESF 2019 adianta tecnologias que estarão nos futuros carros da Mercedes. SUV tem sistema autônomo e se comunica com outros veículos e pedestres

Redação

21 de mai, 2019 · 4 minutos de leitura.

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ESF 2019 tem sistema autônomo de nível 4 e interior com volante e pedais retráteis
Crédito:Foto: Mercedes-Benz/Divulgação
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A Mercedes-Benz mostrou a versão mais recente de seu veículo experimental para tecnologias de segurança. O ESF 2019 será mostrado em junho numa convenção na Holanda e dá sequência às tecnologias mostradas pelo último ESF, de 2009. O carro anterior, por exemplo, antecipou tecnologias como air bags nos cintos de segurança e farol alto automático.

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O modelo é baseado num GLE, mas tem motorização híbrida plug-in e sistema autônomo de nível 4. A condução autônoma, aliás, é um dos pilares dos sistemas de segurança instalados no SUV. No modo autônomo, volante e pedais se retraem para melhor proteção em caso de acidentes. As novas possibilidades para o desenho da cabine pediram novas ideias para os equipamentos de segurança. O air bag do motorista, por exemplo, foi deslocado para o alto do painel, e o volante diminuiu de tamanho.

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O modelo também ganhou amplas melhorias na proteção para crianças. Há tensionadores nos cintos e proteções extras nas laterais dos assentos, que aumentam de tamanho antes de uma batida lateral. O carro consegue também auxiliar no posicionamento correto da cadeirinha infantil e é capaz de monitorar os sinais vitais da criança.

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Mercedes integrado à rua

O ESF 2019 também vai se comunicar com pedestres e outros carros. O modelo tem luzes laterais e pintura eletroluminescente, que ganham brilho à noite. A grade frontal e o vidro traseiro têm luzses de alerta para indicar o que o carro pretende fazer. Em caso de emergência, um triângulo sai do teto, enquanto um pequeno robô sai da traseira do ESF e assume a posição de segundo triângulo de sinalização na pista.

Há sistema de frenagem automática de emergência que consegue distinguir pedestres e ciclistas, mesmo se eles vierem na direção do carro. Se o veículo tiver intenção de cruzar o caminho da pessoa ou da bicleta, avisos irão soar e o carro poderá frear automaticamente.


Por fim, o conceito traz novos faróis, chamados pela Mercedes de Digital Light. O sistema evita ofuscamento e tem definição HD, com mais de 2 milhões de pixels de resolução. O sistema poderá estar na próxima geração do Classe S, aguardada para 2020. O ESF também estará no próximo Salão de Frankfurt, que ocorrerá em setembro.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.