A Receita Federal deve finalmente leiloar dois superesportivos apreendidos em 2010 após uma tentativa de importação irregular barrada pelo órgão. Um dos modelos é nada menos que um raro Porsche Carrera GT 2005, um dos 1.270 fabricados. O outro é um Lamborghini Murciélago 2008. Os carros estão em um pátio do órgão em Cuiabá (MT).
Apesar da alegada baixa quilometragem, os modelos não se enquadraram na lei de importação de veículos do Brasil. O País só permite que carros zero-km ou com mais de 30 anos de fabricação entrem em território nacional, o que não é o caso de nenhum dos dois modelos.
Lance inicial ‘módico’
Os lances poderão ser dados entre os dias 3 e 17 de junho e os valores iniciais chamam atenção. O lance mínimo para o Carrera GT é de apenas R$ 147.536, enquanto o Murciélago parte de R$ 249.041. Os dois valores são apenas uma fração do valor de mercado.
O caso do Carrera GT é ainda mais gritante. Em agosto de 2018, a RM Sotheby’s leiloou nos Estados Unidos uma unidade 2004 do cobiçado Porsche por US$ 940 mil, aproximadamente R$ 3.740.000 em conversão direta.
O Carrera GT é equipado com um motor V10 central de 5,7 litros e 613 cv. Com câmbio manual de seis marchas, vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e chega aos 334 km/h. O modelo é um dos Porsche mais icônicos já produzidos.
Em fevereiro deste ano, um Murciélago 2009 foi leiloado em Paris por 195.500 euros, cerca de R$ 870 mil em conversão direta na cotação atual. O “Murci” é um LP640 com um V12 de 6,5 litros e, como o nome sugere, 640 cv. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,0 segundos e vai aos 340 km/h de acordo com a fabricante.
A Receita tentou leiloar os dois modelos em 2012, mas a empresa responsável pela importação entrou com processo e conseguiu suspender o leilão. Desde então, após idas e vindas judiciais, a situação dos carros foi mantida como ilegal e alguns leilões chegaram a ser marcados.
Estado de conservação duvidoso
No entanto, os modelos não estão no seu melhor estado de conservação. Os carros foram trazidos dos Estados Unidos e têm registros de acidentes por lá antes da importação. Curiosamente, os acidentes registrados nos EUA têm apenas um dia de diferença entre o Porsche e o Lamborghini.
Além disso, estão parados em Cuiabá pelo menos desde 2012 e vão precisar de milhares de dólares em reparos ou manutenção apenas para voltarem a circular.
A própria Receita avisa que por estarem parados há muito tempo, os carros têm baterias descarregadas e podem ter pneus murchos. Nem mesmo a presença das chaves é garantida, o que pode pedir providências de quem comprar os carros.
Registros de problemas
Segundo um vídeo publicado no Youtube pelo canal VINwiki, o Carrera GT teria ainda registro de título de resgate. Isso significa que o carro pode ter sofrido danos que levaram à seguradora considerar perda total do veículo. Nos Estados Unidos, os critérios para determinar a perda total variam de estado para estado, e podem ser até problemas solucionados com facilidade, mas são determinantes para um valor menor de revenda do carro.
Outras informações, no entanto, indicam que os carros nunca teriam sido usados de fato e têm apenas algumas centenas de quilômetros marcados no hodômetro.
Em todo caso, as fotos publicadas pela Receita Federal mostram carros relativamente limpos, principalmente no interior. O Murciélago, no entanto, ainda aparenta umidade nos faróis e ostenta um grande aerofólio traseiro instalado como acessório posterior à venda.
Além dos dois superesportivos, o leilão da Receita ainda vai vender um Chevrolet Corvette 2008 apreendido na mesma operação.