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Vídeo: Porsche Cayenne Coupé em detalhes
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Vídeo: Porsche Cayenne Coupé em detalhes

Porsche Cayenne Coupé chega no segundo semestre ao Brasil

Redação

04 de jun, 2019 · 3 minutos de leitura.

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Porsche Cayenne Coupé
Porsche Cayenne Coupé
Crédito:Rafaela Borges/Estadão
Porsche Cayenne Coupé vídeo

A chegada do Porsche Cayenne Coupé no Brasil está confirmada. Ocorrerá no segundo semestre deste ano, provavelmente entre setembro e outubro. A editora assistente Rafaela Borges, no entanto, antecipa todos os detalhes do carro no vídeo desta semana.

 

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Ela foi à Áustria para dirigir o Porsche Cayenne Coupé. O test-drive do novo SUV cupê do mercado foi realizado nas estradas de pistas simples e curvas da região de Graz, repleta de vinícolas e montanhas.

A versão avaliada foi a intermediária, S. Ele tem motor de 440 cv. Porém, para o Brasil também vão vir a de entrada, com 340 cv, e a topo de linha, Turbo, de 550 cv (a única com motor V8).

Os preços ainda não foram definidos, mas vão ficar acima dos sugeridos para o SUV Cayenne. Assim, dá para estimar valor em torno de R$ 550 mil para o Porsche Cayenne Coupé S, por exemplo.


Aperte o play e confira o teste e os detalhes do Porsche Cayenne Coupé. Veja também tudo o que ele traz de diferente da versão SUV.

Ficha técnica – Porsche Cayenne Coupé S

Motor – 3.0, V6, 24V, biturbo, gasolina
Potência – 440 cv a 5.700 rpm
Torque – 56,1 mkgf a 1.800 rpm
Câmbio – Automático, 8 marchas
Tração – Integral
0 a 100 km/h – 4,9 segundos
Velocidade máxima – 263 km/h
Comprimento – 4,93 metros
Entre-eixos – 2,89 metros
Altura – 1,67 metro
Porta-malas – 600 litros
Peso – 2.050 quilos
Suspensão – Independente nas quatro rodas
Freios – Discos ventilados na dianteira e traseira

FONTE: PORSCHE


 

Veja também: Carros que não venderam nada em maio

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.