Você está lendo...
Carro da Volks bate recorde em Nurburgring
Notícias

Carro da Volks bate recorde em Nurburgring

ID R, conceito esportivo da marca, faz melhor tempo para carros elétricos no circuito alemão

Redação

08 de jun, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen ID R recorde Nurburgring
ID R em Nordschleife
Crédito:Volkswagen/Divulgação

O ID R, protótipo de carro de corrida elétrico da Volkswagen, se consagrou em Nurburgring, na Alemanha. Ele bateu o recorde do circuito longo do autódromo (Nordschleife) para modelos equipados com propulsores a eletricidade.

Pilotado pelo piloto francês Romain Dumas, o ID R percorreu os 20,8 km do circuito em 6min05.336. Com isso, superou em 40 segundos o recorde anterior. Esse marco pertencia ao NIO EP9 (6min45.9).

O feito é ainda mais notável quando se comparam as potências dos dois modelos. Com dois motores elétricos, o ID R tem 680 cv. Já o NIO ultrapassa os 1.340 cv.

Publicidade


Volkswagen/Divulgação

 

O protótipo esportivo elétrico da Volkswagen é equipado com sistema de tração nas quatro rodas, fator que o ajudou a alcançar o recorde no circuito cheio de curvas. De acordo com informações da fabricante, a velocidade média atingida pelo carro foi de 204,96 km/h.


ID R em Nordschleife

No vídeo abaixo, você confere a volta do ID R em Nordschleife, com direito a câmera onboard. O carro impressiona pela velocidade de saída nas curvas.

 


Por outro lado, embora faça algum barulho, ele é bem diferente daquele com o qual os apaixonados por superesportivos estão acostumados. Lembra um aspirador de pó muito potente e, em alguns momentos, uma panela de pressão.

O conceito elétrico conseguiu ainda um segundo feito. Seu tempo de volta o transformou no segundo carro mais rápido da história de Nordschleife. O primeiro lugar é do Porsche 919, com 5min19.6.

ID R e Dumas

Esse é o terceiro recorde batido pelo IDR, sempre nas mãos de Dumas. No ano passado, o modelo fez o melhor tempo na subida de Pikes Peak, nos EUA, com 20 km e 156 curvas.


O tempo foi de 7min57.148, superando o recorde anterior do Peugeot 208 T16, de 2013. O carro da marca francesa traz um 3.2 V6 de 886 cv.

LEIA TAMBÉM

 


Também no ano passado, o ID R bateu recorde no Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra.

Romain Dumas é piloto de testes da Porsche, uma das marcas do Grupo Volkswagen. No currículo do francês estão duas vitórias na 24 Horas de Le Mans (em 2010, com a Audi, e 2016, com a Porsche).

 


Vídeo da semana: Teste do Porsche Cayenne Coupé

Deixe sua opinião