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Vídeo: HR-V Touring x Civic Touring
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Vídeo: HR-V Touring x Civic Touring

Vídeo da semana da mostra tira-teima entre novo HR-V Touring e Civic Touring

Redação

25 de jun, 2019 · 4 minutos de leitura.

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Honda Civic e HR-V Touring
Civic e HR-V Touring
Crédito:Rafaela Borges/Estadão

A nova versão do SUV compacto da Honda, HR-V Touring, chegou para entrar na lista dos modelos mais rápidos do segmento. Ele compartilha sua mecânica com o Civic topo de linha, que também recebe o sobrenome de Touring.

O Jornal do Carro, portanto, viu nesta uma ótima oportunidade para fazer um tira-teima entre SUV e sedã. Os segmentos (utilitários compactos e três-volumes médios) brigam pelo mesmo público familia.

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Isso porque, na maioria dos casos, oferecem bom espaço interno e ampla capacidade de porta-malas. Mas, com a mesma mecânica, qual dois dois é melhor?

Ou qual é melhor para você? O HR-V Touring, que tem posição alta de guiar e teto solar, além de bom investimento em conforto. Ou o Civic Touring, mais grudadinho no chão, com porta-malas de mais de 500 litros e alto investimento no prazer de guiar.

Para ajudar você a decidir, os jornalistas Hairton Ponciano e Rafaela Borges colocam HR-V Touring e Civic Touring lado a lado no vídeo da semana. Você vai ver o que cada um tem de destaque e suas principais diferenças.


A começar pelo preço. O novato HR-V Touring é R$ 11 mil mais caro. Será que esse valor extra compensa?

HR-V Touring

Preço – R$ 139.990
Motor – 1.5, 4 cilindros, 16V, turbo, gasolina
Alimentação – Injeção direta
Potência – 173 cv a 5.500 rpm
Torque – 22,4 a 1.700 rpm
Câmbio – Automático, CVT, sete marchas virtuais
Tração – Dianteira
Suspensão dianteira – Independente, McPherson
Suspensão traseira – Eixo de torção
Freios dianteiros – Discos ventilados
Freios traseiros – Discos sólidos
Comprimento – 4,33 metros
Entre-eixos – 2,61 metros
Largura – 1,77 metro
Altura – 1,59 metro
Porta-malas – 393 litros
Tanque de combustível – 51 litros
Consumo urbano – 11,5 km/l
Consumo rodoviário – 14,6 km/l

 


Civic Touring

Preço – R$ 128.990
Motor – 1.5, 4 cilindros, 16V, turbo, gasolina
Alimentação – Injeção direta
Potência – 173 cv a 5.500 rpm
Torque – 22,4 a 1.700 rpm
Câmbio – Automático, CVT, sete marchas virtuais
Tração – Dianteira
Suspensão dianteira – Independente, McPherson
Suspensão traseira – Independente, multibraço
Freios dianteiros – Discos ventilados
Freios traseiros – Discos sólidos
Comprimento – 4,64 metros
Entre-eixos – 2,7 metros
Largura – 1,8 metro
Altura – 1,43 metro
Porta-malas – 516 litros
Tanque de combustível – 56 litros
Consumo urbano – 11,8 km/l
Consumo rodoviário – 14,4 km/l

FONTE: HONDA

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.