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Hyundai criou super tecnologia de embreagem para híbridos
Tecnologia

Hyundai criou super tecnologia de embreagem para híbridos

A tecnologia Active Shift Control da Hyundai reduz o tempo de troca de marchas em veículos híbridos em 30 por cento

Redação

22 de jul, 2019 · 3 minutos de leitura.

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embreagem
Active Shift Control
Crédito:Hyundai/Divulgação

A Hyundai, em parceria com a Kia e a Genesis, desenvolveu uma “tecnologia de primeiro mundo” que melhora a eficiência de troca de marchas para veículos híbridos. Agora definida para a produção em massa, a criação é chamada de Active Shift Control (ASC).

Segundo a marca coreana, os tempos de mudança de marcha caem em 30% com o uso do ASC. Enquanto que ao mesmo tempo deixa a condução mais divertida e melhora a economia de combustível.

A tecnologia monitora as mudanças de marchas 500 vezes por segundo. E vai “ajustando precisamente a velocidade de rotação da transmissão para tempos de troca mais rápidos”. Explica a montadora em um comunicado à imprensa.

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O ASC permite que o motor elétrico do híbrido também assuma o controle de mudanças de marcha. Aplicando nova lógica de software à Unidade de Controle Híbrida (HCU) para encurtar os tempos de troca que normalmente são lentos em híbridos. Que não têm conversores de torque.

Alinhando as velocidades de rotação do motor e os tempos de troca da engrenagem de transmissão, o tempo melhor em até 30%, de 500 milissegundos para 350 milissegundos. Apesar dos tempos de troca mais rápidos, o ASC também oferece mudanças de marcha mais suaves.


Primeiro a ter a embreagem será o Sonata

O primeiro veículo a apresentar o Active Shift Control é o próximo Sonata Hybrid. “O desenvolvimento da primeira tecnologia ASC do mundo é uma inovação notável que incorpora controle preciso do motor à transmissão automática. Isso não apenas economizará combustível. Mas também proporcionará uma experiência de direção mais divertida para nossos clientes ”, disse Kyoung Joon Chang, vice-presidente e chefe do grupo de sistemas de controle de trem de força do Hyundai Motor Group.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.