A Audi prevê um futuro longo ainda para seu famoso motor de cinco cilindros em linha. Pelo menos é o que diz sua divisão esportiva, a Audi Sport. O propulsor é sempre cotado para sair de cena a cada regulamentação de emissões mais restritiva, mas a Audi deverá continuar investindo para deixá-lo em linha.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
As afirmativas são do chefão da Audi Sport, Oliver Hoffmann. Em entrevista ao portal WhichCar, o executivo confirmou que o cinco cilindros em breve vai atender ao protocolo Euro 7 de emissões.
“É mais difícil, mas esta não é a única questão”, diz Hoffmann. “Temos conceitos para o Euro 7 em todos os nossos motores. É uma questão de quanto dinheiro teremos que gastar para atingir esses objetivos. Para o cinco cilindros, temos um bom conceito para atingi-los”, confirmou Hoffmann.
Deixar o motor mais “amigo” do meio-ambiente pode ser feito de várias formas. O 2.5 pode ganhar eletrificação, com conjuntos semi-híbridos acoplados, tendência no momento. Também pode ganhar componentes como desativação de cilindros, para ficar mais frugal.
Motor versátil
O 2.5 turbo está nos menores modelos da divisão. Os RS3 Sportback e Sedan e o TT RS usam atualmente. Ele também deverá estar nos futuros RS Q3 e RS Q3 Sportback, em desenvolvimento. O propulsor tem significado histórico para a marca, já que tem raízes no icônico Audi Quattro dos anos 1980.