A Porsche comemora este ano os 20 anos do lançamento do primeiro 911 GT3. O modelo foi mostrado no Salão de Genebra de 1999 e foi o primeiro 911 de rua a ser acertado pela divisão de competições da marca. Segundo a Porsche Brasil, há cerca de 30 unidades das seis gerações da versão esportiva circulando no País.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
A primeira safra usava o motor de seis cilindros boxer de aspiração natural com 360 cv. O modelo era sucessor direto do 911 Carrera RS dos anos 70, mas deixava de usar a icônica sigla RS. Segundo a marca, o primeiro GT3 acelerava de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e chegava aos 302 km/h, marcas muito boas ainda para os dias de hoje.
A segunda geração veio já em 2003, com o mesmo 3.6 melhorado para entregar 381 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h caiu para 4,5 segundos. Nessa versão, a novidade era que o corte de giro do motor foi elevado para 8.200 rpm. Essa geração também foi a primeira com opção de discos de freio de carbono-cerâmica, mais potentes e resistentes ao uso intenso.
GT3 mais tecnológico
Nos anos seguintes, o modelo ganhou novos aprimoramentos, com direito a suspensão controlada eletronicamente e mais conveniências internas. Itens como GPS e Bluetooth ganhavam a cabine do GT3 pela primeira vez. Ainda assim, o modelo podia vir até sem ar-condicionado.
O modelo atual foi lançado em 2017 e manteve o motor boxer de seis cilindros, mas com 500 cv. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e chega aos 318 km/h. Há tecnologias como bancos com estrutura de fibra de carbono e GPS com tráfego em tempo real.