Você está lendo...
Porsche 911 GT3 comemora 20 anos de glória nas ruas
Notícias

Porsche 911 GT3 comemora 20 anos de glória nas ruas

Versão de rua com apelo para pista surgiu em 1999 com motor de 360 cv. GT3 atual tem 500 cv e muita tecnologia

Redação

10 de ago, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

gt3
Linhagem do GT3 já está na sexta geração
Crédito:Foto: Porsche/Divulgação
gt3

A Porsche comemora este ano os 20 anos do lançamento do primeiro 911 GT3. O modelo foi mostrado no Salão de Genebra de 1999 e foi o primeiro 911 de rua a ser acertado pela divisão de competições da marca. Segundo a Porsche Brasil, há cerca de 30 unidades das seis gerações da versão esportiva circulando no País.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

A primeira safra usava o motor de seis cilindros boxer de aspiração natural com 360 cv. O modelo era sucessor direto do 911 Carrera RS dos anos 70, mas deixava de usar a icônica sigla RS. Segundo a marca, o primeiro GT3 acelerava de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e chegava aos 302 km/h, marcas muito boas ainda para os dias de hoje.

Publicidade


gt3
Porsche/Divulgação

A segunda geração veio já em 2003, com o mesmo 3.6 melhorado para entregar 381 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h caiu para 4,5 segundos. Nessa versão, a novidade era que o corte de giro do motor foi elevado para 8.200 rpm. Essa geração também foi a primeira com opção de discos de freio de carbono-cerâmica, mais potentes e resistentes ao uso intenso.

GT3 mais tecnológico

Nos anos seguintes, o modelo ganhou novos aprimoramentos, com direito a suspensão controlada eletronicamente e mais conveniências internas. Itens como GPS e Bluetooth ganhavam a cabine do GT3 pela primeira vez. Ainda assim, o modelo podia vir até sem ar-condicionado.


gt3
Porsche/Divulgação

O modelo atual foi lançado em 2017 e manteve o motor boxer de seis cilindros, mas com 500 cv. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e chega aos 318 km/h. Há tecnologias como bancos com estrutura de fibra de carbono e GPS com tráfego em tempo real.

gt3

Porsche/Divulgação
Deixe sua opinião