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Painel do Volkswagen ID.3 vaza na internet
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Painel do Volkswagen ID.3 vaza na internet

Primeiro modelo de nova família de elétricos da Volkswagen terá painel totalmente digital e cabine minimalista. ID.3 chega em 2020 e já está em pré-venda

Redação

12 de ago, 2019 · 3 minutos de leitura.

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Painel é totalmente diferente dos Volkswagen produzidos atualmente
Crédito:Foto: Reprodução/Autofoco.pt
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Vazaram na internet imagens do interior do novo ID.3, o novo modelo elétrico da Volkswagen. O modelo terá painel totalmente digital, com uma tela menor à frente do motorista e outra maior para o sistema multimídia.

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As imagens também mostram que o ID.3 vai representar uma evolução nos temas usados pelas telas digitais da Volkswagen. O painel de instrumentos aparece divido em três blocos, com velocímetro no meio e os laterais com informações do GPS e dos sistemas de assistência à condução.

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A tela central também concentra algumas funções como aquecimento dos bancos e mostra um botão que se assemelha ao “home” de um telefone celular. Abaixo da tela, uma fileira de botões físicos dá acesso rápido a várias funções.

Além disso, as imagens, que parecem ser prints de um vídeo interno da marca, mostram outra mudança drástica. O câmbio será operado por um seletor giratório ao lado do painel de instrumentos. A solução se assemelha muito à usada pela BMW no i3. Assim, o ID.3 deverá ter mais espaço para ocupantes e porta objetos entre os bancos da frente e um ar minimalista na cabine. O i3 da BMW não tem sequer console central, com um grande vão abaixo do painel.


ID.3 tem porte médio

Segundo informações da própria Volkswagen, o ID.3 terá medidas semelhantes às de um Golf, ou seja, um hatch médio. E deve acabar por substituir o Golf em algum momento. O ID.3 deve oferece três opções de bateria, 48 kWh, 62 kWh e 80 kWh, dependendo da versão. Com isso, a autonomia deve variar entre 330 km e 550 km.

A Volkswagen já contabiliza mais de 15 mil reservas para o modelo na Europa.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.