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McLaren revela teaser de novo roadster superesportivo
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McLaren revela teaser de novo roadster superesportivo

Primeira imagem mostra roadster da linha especial Ultimate Series. Novo esportivo da McLaren não terá para-brisa e será o carro mais leve já feito pela marca

Redação

16 de ago, 2019 · 3 minutos de leitura.

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Linha serão mais esculturais e remetem ao Speedtail
Crédito:Foto: McLaren/Divulgação
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A McLaren mostrou um teaser de mais um modelo de sua Ultimate Series. A linha de topo da McLaren, inciada pelo P1 e que hoje tem Senna e Speedtail, ganhará um terceiro integrante. Na imagem revelada, o modelo chama atenção pela ausência de para-brisa e teto. O nome do novo carro ainda não foi revelado.

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A linha de cintura é curvilínea e o visual parece mais próximo do Speedtail, com ares mais elegantes. O modelo deverá ser o McLaren mais leve já produzido. O peso será menor até mesmo que o do Senna, que já pesa cerca de 1.300 quilos.

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O novo carro vai usar o mesmo V8 biturbo de 800 cv do Senna. Segundo a marca, a novidade vai oferecer a condução mais envolvente entre todos os modelos da fabricante. Serão apenas 399 unidades produzidas do modelo. O novo roadster deverá ser lançado em 2020.


McLaren especial

O teaser confirmou os rumores levantados em julho pela revista inglesa Autocar. O modelo seria um concorrente direto para as Ferrari Monza SP1 e SP2, também sem para-brisa e com foco no baixo peso.

A Autocar também menciona especulações sobre o preço. O roadster custaria cerca de 1,5 milhão de libras, cerca de R$ 7,2 milhões em conversão direta. Nada menos do que o dobro do preço de uma Senna.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.