A chegada dos novos Chevrolet Onix e Hyundai HB20 ao mercado vai ter consequências diretas nos concorrentes. Números de venda à parte, eles vão evidenciar a idade de alguns projetos ainda à venda no Brasil no segmento de compactos.
- Chevrolet revela novos Onix 2020 e Onix Plus 2020
- Hyundai mostra novo HB20 por completo
- Hyundai HB20S ganha primeira imagem
Ambos virão com modernos motores turbinados, ampla gama de versões, centrais multimídia atualizadas e mais. Atualmente, só o Volkswagen Polo traz essas tecnologias. No entanto, ainda vemos modelos à venda que parecem ter parado no tempo, ou mesmo se são recentes, não trouxeram nenhuma novidade significativa para os consumidores.
Caso do Fiat Argo, que por dentro parece uma versão melhorada dos antigos Palio. A salvação são alguns itens de conveniência como uma boa central multimídia. Mas é só isso. Sob o capô, um 1.0 de três cilindros pra lá de lento, um 1.3 competente, desde que não acoplado à antiquada caixa automatizada de embreagem simples, e um 1.8 de projeto antigo e beberrão.
Ainda na Fiat, Uno e Mobi são representantes de um passado anterior às telas multimídia e parecem ainda mais distantes das últimas novidades do mercado. Algo que nasceu com o Onix.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Volkswagen
A mesma Volkswagen que faz o Polo tem como modelo de entrada o Gol, que ainda consegue se manter minimamente atualizado. Se a carroceria é praticamente a mesma há quase uma década, o motor passou a ser de três cilindros e agora o painel acomoda uma vistosa tela sensível ao toque.
Ford
A Ford, que disputa o Top 3 do ranking, deu um belo “tapa” no Ka, que recebeu melhorias bem-vindas. Até mesmo um 1.5 de três cilindros e câmbio automático hatch e sedã ganharam. Curiosamente, a Ford tem um dos melhores motores 1.0 turbo do mundo. O motor foi premiado e chegou a equipar brevemente o finado Fiesta.
Porque esse motor não pode chegar no Ka? O custo certamente é um dos argumentos, bem como o motor bebe apenas gasolina. E transformá-lo em flexível demandaria mais dinheiro de uma montadora que já não anda bem das pernas por aqui.