Ford e Volkswagen uniram forças para melhorar a sinergias em produtos. A ideia é dividir para resistir a pressão por melhores resultados e redução de custos. Disso, a VW irá utilizar a base da próxima Ford Ranger para criar a nova Amarok. E nenhuma delas será eletrificada ainda.
Em entrevista a publicação Car Advice, durante o Salão de Frankfurt, o COO da Volkswagen, Ralf Brandstatter, falou sobre a eletrificação da marca. E com isso confirmou que as futuras picapes gêmeas Amarok e Ranger não estão entre elas.
“Até 2025 nós traremos 20 novos modelos baseados na plataforma MEB (modular para veículos elétricos). Com esses carros nós cobriremos todos os segmentos que trabalhos atualmente. O ID.3 é do tamanho de um Golf, com o espaço interno de um Passat, e acelera como um GTI”, completou Brandstatter.
Questionado diretamente sobre as picapes, o executivo foi claro na resposta: “Nesse momento, esse tipo de veículo não está planejado para a eletrificação”. Diferentemente da Ford e da VW, outras marcas já deram uma dica que pretendem adotar algum nível de eletrificação nesses produtos.
Picapes diesel vão apostar em eletrificação
Toyota Hilux, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier devem apostar em tecnologias híbridas leve (48V) para melhorar a questão de emissões e consumos de seus modelos a diesel, com as restrições a emissões cada vez maiores. O diesel ainda é uma necessidade para este tipo de produto, especialmente pelo torque que esses propulsores entregam.
Ainda assim, isso não significa que a Ford, por exemplo, seja contra a eletrificação. Recentemente, a empresa mostrou um conceito da picape grande F-150 com motorização elétrica. Eles usaram a picape com trem de força alternativo para puxar vagões de trem carregados.