Uma leve pressão no acelerador e o pequeno motor 1.0 turbo de três cilindros mostra a que veio. Praticamente sem vibração e sem ruídos indesejáveis (apesar do número ímpar de cilindros), o Chevrolet Onix Plus parte com disposição.
O Jornal do Carro avaliou a versão topo de linha do sedã, Premier, que está sendo lançado em Porto Alegre (RS). São 116 cv de potência e 16,8 mkgf de torque, com etanol. Na prática, parece que há mais força sob o capô. A 120 km/h, o motor trabalha a 2.500 rpm. A Chevrolet divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos.
Andando, além das boas respostas do acelerador, o modelo mostrou também suspensão bem acertada, que filtra bem as imperfeições do piso. A direção elétrica agrada, e o volante de couro tem base reta. Da mesma forma, os freios são bons. O modelo tem discos na frente e tambores atrás.
O câmbio automático de seis marchas faz trocas suaves e conversa muito bem com o motor. Porém, não há borboletas para trocas no volante. Se quiser, o motorista precisa recorrer ao botão (+/-) na própria alavanca, um sistema não muito prático, que só funciona quando se seleciona o modo “L” no câmbio.
A Premier custa R$ 73.190. De série, todas as versões do Onix vêm com seis air bags, controles de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa, entre os principais componentes.
Além disso, a versão Premier tem rodas de liga leve de 16 polegadas (15″ nas demais), luzes diurnas de LEDs e faróis do tipo projetor. Há ainda o pacote Premier 2, que acrescenta alerta de ponto cego, ar-condicionado digital e assistente de estacionamento. Nesse caso, o preço salta para R$ 76.190.
Acabamento é simples
A primeira coisa que chama atenção no novo sedã do Onix é o visual elegante. O estilo é ao mesmo tempo moderno e sóbrio, com belas lanternas e faróis. A grade é bipartida, uma característica da marca.
Por dentro, o acabamento bicolor da versão Premier chama a atenção. É possível optar pela combinação preto com caramelo ou preto com cinza. Os bancos são macios e apoiam bem o corpo. Apesar do sobrenome que inspira requinte, porém, mesmo o Onix Plus mais caro tem acabamento simples, com plásticos rígidos no painel, console e laterais de portas.
Espaço é bom atrás
Feito sobre uma nova plataforma (a GEM, desenvolvida para mercados emergentes), o Onix Plus tem bom espaço no banco de trás. Há acomodação suficiente para pernas e cabeça, mesmo de pessoas altas. Além disso, há duas portas USB disponíveis para os ocupantes do banco de trás. De acordo com a Chevrolet, elas servem até para carregamento de tablets (que precisam de mais energia). Só não há saídas de ar-condicionado, como o rival Volkswagen Virtus.
Wi-Fi a bordo
A internet nativa, da Claro, permite a conexão simultânea de até sete aparelhos, de acordo com a Chevrolet. A montadora garante também que o sistema é “12 vezes mais potente” do que um roteador comum. O Onix também oferece carregador de celular por indução. A tela da central multimídia é de 7″, e o sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Sedã cresceu
Em comparação com o antigo Prisma (que permanece à venda, assim como o Onix, ambos na versão Joy), o novo sedã cresceu 19,4 cm no comprimento (para 4,47 m), 7,2 cm na distância entre eixos (2,6 m) e 4,1 cm na largura (1,73 m). O porta-malas, porém, manteve a mesma capacidade (469 litros).
Além dos plásticos duros, o modelo é simples também no novo grafismo do quadro de instrumentos e no display de TFT que mostra os dados do computador de bordo. Outro ponto negativo é o dispositivo que libera a coluna de direção, para o ajuste. Embora o carro permite regulagem de altura e profundidade, a trava é muito dura.
Jornalista viajou a convite da Chevrolet
Prós e contras
Prós – Estilo
O sedã tem linhas elegantes, e deu um grande salto em relação ao Prisma. O desempenho também agrada.
Contras – Acabamento
O modelo abusa dos plásticos rígidos na parte interna, espalhadas pelo painel e laterais. A textura bem trabalhada não consegue eliminar a sensação de simplicidade
Ficha técnica – Onix Plus Premier 2020
Preço: R$ 73.190
Motor: 1.0, 3 cil., 12V, flexível
Potência (cv)*: 116 a 5.500 rpm
Torque (mkgf)*: 16,8 a 2.000 rpm
Câmbio: Automático, seis marchas
Comprimento: 4,47 m
Entre eixos: 2,6 m
Peso: 1.112 kg
Porta-malas: 469 litros
Fonte: Chevrolet