Você está lendo...
Novo Kia Cerato 2020 tem no preço seu maior trunfo
Avaliação

Novo Kia Cerato 2020 tem no preço seu maior trunfo

Kia Cerato 2020 de topo custa o mesmo que concorrentes em versões intermediárias

Hairton Ponciano Voz, de Indaiatuba

24 de set, 2019 · 9 minutos de leitura.

Publicidade

cerato 2020
KIA CERATO 2020
Crédito:KIA/DIVULGAÇÃO

Ao apresentar o novo Cerato 2020, a Kia deixou claro que vai explorar a boa relação custo-benefício. O sedã produzido no México custa R$ 94.990 na versão de entrada, EX. A topo de linha sai por R$ 10 mil a mais (R$ 104.990). São preços competitivos quando comparados às referências do segmento. O Toyota Corolla mais barato, GLi, custa R$ 99.990, enquanto o Honda Civic básico, LX, sai por R$ 97.900.

Não há requintes tecnológicos como turbo e injeção direta de combustível. Também não espere teto solar ou bancos com ajustes elétricos. Mas, além do preço, a Kia oferece um bom pacote de equipamentos para brigar com as versões básicas e intermediárias da concorrência.

A versão de entrada vem com seis air bags, central multimídia com tela de 8″ flutuante, ar-condicionado manual, sensor de pressão de pneus, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e câmera de ré, entre outros itens. A topo de linha SX oferece adicionalmente ar-condicionado de dupla zona, luzes diurnas de LEDs, bancos com imitação de couro, botão de partida, borboletas para trocas de marcha no volante, etc.

Publicidade


kia cerato
KIA/DIVULGAÇÃO

Motor 2.0 rende até 167 cavalos

Sob o capô, o sedã trocou o 1.6 de 128 cv pelo 2.0 flexível de até 167 cv, com etanol. Com gasolina, a potência é de 157 cv. A diferença de desempenho é gritante em relação ao modelo anterior. A avaliação foi feita numa pista particular, em Indaiatuba, interior de São Paulo. E o sedã de 1.283 kg mostrou boa capacidade de aceleração. O motor trabalha em conjunto com um câmbio automático de seis marchas.

Há borboletas no volante, e opção de trocas também na própria alavanca, no console. Embora as respostas do motor sejam boas, na pista o sedã apresentou uma pequena demora nas retomadas de velocidade. Mas, no dia a dia, provavelmente o sintoma não deve aparecer (não fizemos o teste em ruas abertas). Afinal, sedãs médios têm perfil familiar, e nenhum compromisso com esportividade.


Por outro lado, o comportamento da carroceria em curvas abertas e fechadas foi muito bom. Apesar de empregar eixo de torção na traseira, rodas de 16 polegadas e pneus de perfil mais alto (205/60, o que em tese comprometeria o comportamento em curvas), o Cerato 2020 mostrou-se obediente no traçado. A estabilidade é muito boa, e a carroceria inclina-se pouco, mesmo no limite de aderência. Os pneus sul-coreanos da Kuhmo fazem muito barulho nas curvas quando forçados ao limite, mas em nenhum momento o carro passou insegurança.

kia cerato
KIA/DIVULGAÇÃO

Cerato oferece quatro modos de condução

Da mesma forma, a direção elétrica e os freios (disco nas quatro rodas) agradaram. O Cerato oferece quatro modos de condução: econômico, esportivo, conforto e “smart”. Segundo a Kia, nesse último modo o carro “aprende” a forma de conduzir do motorista, e após o aprendizado passa a se adaptar e a reproduzir o estilo do condutor.


Painel e portas têm revestimento macio e o aspecto geral é bom. A tela da central multimídia de 8″ fica “flutuando” sobre o painel, uma tendência cada vez mais comum nos carros modernos. Isso porque, dessa forma, economiza-se espaço no painel. O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Os bancos de couro estão presentes na versão de topo, SX, e vêm com aquecimento. A coluna de direção é ajustável em altura e profundidade.

kia cerato
KIA/DIVULGAÇÃO


Visual é ao mesmo tempo elegante e esportivo

O visual não chega a ser tão arrojado como o do Civic, por exemplo, mas não faz feio diante do Corolla, Cruze ou Jetta. Mescla detalhes esportivos, na dianteira, com um perfil mais elegante na traseira.

A grade em forma de “nariz de tigre” continua lá, e foi levemente reduzida. Em compensação, a entrada de ar inferior aumentou. Curiosamente, o modelo ainda utiliza palhetas de limpador de para-brisa convencionais, com estrutura de ferro. Modelos modernos adotaram há tempos as palhetas com estrutura integral de borracha.

As rodas são de 16″ nas duas versões. A traseira é elegante, e o capô acomoda 520 litros, de acordo com a Kia. O pneu estepe tem a mesma medida dos demais. É um dos maiores bagageiros do segmento. Como comparação, o Civic tem 519 litros, enquanto o novo Corolla abriga 470 litros.


A Kia estima vender pouco mais de 1 mil unidades do modelo ainda este ano. Com isso, não há nenhuma pretensão de incomodar os modelos mais vendidos da categoria. O líder Corolla vende mais de 4 mil unidades/mês.

O Civic, mais de 2 mil. Se vender as pouco mais de 300 unidades por mês, o Cerato vai brigar com modelos como o Nissan Sentra e Citröen C4 Lounge. A garantia de cinco anos é uma das maiores da categoria.

kia cerato

KIA/DIVULGAÇÃO

Ficha técnica: Kia Cerato SX

Preço: R$ 104.990
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, flexível
Potência (cv)*: 167 a 6.200 rpm
Torque (mkgf)*: 20,6 a 4.700 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas
Comprimento: 4,64 m
Entre-eixos: 2,70 m
Peso: 1.283 kg
Porta-malas: 520 litros

Fonte: Kia

Prós e contras – Kia Cerato 2020

Prós: Custo-benefício
Sedã tem bom pacote de equipamentos a preço atraente, além de visual moderno e desempenho satisfatório.


Contras: Rodas ‘pequenas’
A maior parte dos concorrentes adota rodas aro 17 e pneus de perfil mais baixo, que combinam mais com o visual do modelo.

Deixe sua opinião