Um pneu capaz de monitorar e ajustar a pressão em seu interior em tempo real é a aposta da fabricante alemã Continental. O sistema funciona por meio de uma bomba centrífuga embutida na roda. Ele utiliza a força de rotação para aumentar a pressão do ar, mantendo o pneu dentro das especificações adequadas. Outra funcionalidade do sistema é monitorar a profundidade dos sulcos do pneu.
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O conjunto de tecnologias foi batizado de C.A.R.E, sigla em inglês para conectado, autônomo, confiável e eletrificado. O protótipo do produto foi apresentado na Alemanha. Ainda não há previsão de quando a tecnologia estará disponível no mercado.
Consumo e calibragem do pneu
O consumo de combustível pode ficar mais alto se a calibragem dos pneus não estiver correta. Se a pressão estiver 3,0 psi (ou libras) abaixo do indicado, por exemplo, o consumo de combustível sobe 2%. Um veículo que rode 30 mil km em um ano com calibragem abaixo da recomendada chega a desperdiçar um tanque de 55 litros.
“Além da segurança ficar em risco quando um veículo trafega com pneus com pressão inferior ou superior à recomendada pelo fabricante, sua vida útil pode ser reduzida em cerca de 50%”, avalia Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus.