A Toyota mostrou o conceito da nova geração do Mirai, seu modelo movido a célula de combustível de hidrogênio. O novo Mirai está praticamente pronto e deverá começar a ser vendido em alguns mercados no fim de 2020. O visual chama atenção, pela elegância e por ser radicalmente diferente do primeiro modelo, lançado em 2015.
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A nova geração tem ares de cupê, e certo parentesco com os modelos da Lexus, a marca de luxo da Toyota. A abordagem é notavelmente menos exótica do que no primeiro Mirai. O visual mais inspirado deverá servir para atrair mais compradores para o modelo.
Além das linhas mais atraentes, O Mirai 2021 passa a ter tração traseira, ante a dianteira do antigo modelo. A Toyota está determinada a fazer do modelo um carro mais desejado pelo público geral. Segundo o engenheiro chefe do modelo, Yoshikazu Tanaka, a marca tentou criar um modelo com apelo emocional e design atraente.
Apesar de ter sido apresentado como conceito, o interior já é o do carro de produção. O painel é virtual e há uma central multimídia com tela de 8 polegadas no centro da cabine. Como opcional, o modelo a hidrogênio pode ter espelho retrovisor interno que também mostra imagens da câmera traseira.
Para a nova geração, a Toyota aumentou a autonomia para cerca de 630 quilômetros. O sistema de célula de combustível ficou mais eficiente e o tanque de hidrogênio cresceu.
Mirai pioneiro
O Mirai foi o primeiro carro movido a célula de hidrogênio produzido em série. O sistema gera eletricidade para mover o carro e emite apenas água, da combinação de hidrogênio com oxigênio. A maior vantagem em relação aos carros elétricos convencionais é na hora de abastecer. O procedimento é semelhante ao de carros a gasolina ou diesel, e leva apenas alguns minutos.