A
Renault fez boas mudanças no Logan para a linha 2020. O sedã ganhou equipamentos que faziam falta ao modelo e deu um leve tapa no visual para manter o Logan na jogada. Aqui, o modelo enfrentou o veterano
Volkswagen Voyage e o
Ford Ka Sedan, todos em suas versões mais equipadas, para um tira teima de sedãs compatos com preços na casa dos R$ 70 mil.
O Logan conseguiu superar o Voyage, mas ainda ficou atrás do Ka. Enquanto o sedã da Renault é o mais espaçoso, com melhor espaço para passageiros e bagagens, o Ka superou Logan e Voyage principalmente por seu melhor comportamento dinâmico. O Ka se saiu substancialmente melhor nos quesitos desemepenho e estabilidade. Também tem conjunto mecânico superior aos demais, o que lhe garantiu a vitória.
3º Volkswagen Voyage
O Voyage não tem mais versões definidas e tem o preço inicial mais baixo do grupo, a R$ 63.870. No entanto, para chegar no mesmo nível de equipamentos dos demais, precisa ganhar pacotes de opcionais que elevam o preço para R$ 69.120. Por esse valor, o Voyage até tem itens como uma boa central multimídia e volante com controles de som, mas a lista para por aí.
Faltam itens de segurança como air bags laterais e ESP, disponíveis nos rivais. O Voyage é até melhor ao volante do que o Logan, mas a ausência de itens de segurança é um ponto negativo para o sedã da Volkswagen, e acaba tirando a vantagem dada pelo preço mais baixo. O VW ainda deve bancos revestidos de couro e câmera de ré, presentes nos rivais. Ainda assim, o Logan tirou o segundo lugar do VW por pouco.
O Voyage, aliás, supreende em movimento com um conjunto bem acertado e ainda se mostra “bom de jogo”. O 1.6 de 120 cv está bem casado ao câmbio automático de seis marchas e dá ao sedã compacto um desempenho bom. O Voyage não vai colar ninguem no banco, mas é ágil na cidade e esperto na estrada. Na configuração mais cara, há opção de trocas de marcha por aletas no volante – o Voyage é o único a oferecer trocas no volante.
2º Renault Logan
O Logan melhorou bastante na virada para a linha 2020. O modelo produzido em São José dos Pinhais (PR) ganhou itens importantes, como air bags laterais, controles de estabilidade e tração, bem como uma central multimídia mais completa, com Android Auto e CarPlay. A nova versão de topo, Iconic, também adiciona bancos de couro de série e é a única do trio a ter ar-condicionado automático.
A Renault finalmente colocou um automático “de verdade” no Logan, em substituição ao criticado câmbio automatizado de embreagem simples que equipou o modelo. No entanto, se o novo CVT deixou o sedã mais suave na cidade, o desempenho foi prejudicado pela transmissão. O Logan não chega a ser lento, mas frente os rivais, é claramente mais “cansado” na hora de acelerar.
Ao menos, o Logan dá o troco com o maior porta-malas do trio, com 510 litros. Voyage e Ka sedã têm 480 e 445 litros, respectivamente. O Renault também é mais espaçoso para os ocupantes. No banco de trás, três passegeiros se acomodam com mais espaço para ombros e cabeças do que nos rivais.
1º Ford Ka Sedan
O Ka levou a melhor no comparativo por ser bem melhor que os rivais na hora de dirigir. O motor mais forte, com 137 cv, dá ao Ka acelerações e retomadas sensivelmente mais rápidas do que os rivais, bem como melhor comportamento na estrada. O câmbio de seis marchas faz um bom trabalho acoplado ao 1.5 de três cilindros. O motor entrega bom nível de torque em baixas rotações e deixa o Ka gostoso de dirigir, melhor que o Voyage e bem superior ao Logan.
Embora seja menor do que os rivais, o Ka Sedan ainda leva bons 445 litros no porta-malas. O modelo tem como vantagem as dobradiças pantográficas, que não invadem o espaço de bagagem e facilitam o uso de todo o espaço disponível. O senão é a cabine mais apertada, onde os passageiros, particularmente dos bancos de trás, sentem as menores dimensões da carroceria.
Ainda assim, além do desempenho melhor, o Ka faturou a vitória por ter uma lista mais extensa de itens de série. É certo que ele é o mais caro do comparativo, mas a diferença acaba compensando. O Ka é o único a ter também air bags de cortina (o Logan tem apenas laterais e o Voyage somente os frontais obrigatórios. Também só o Ford traz chave presencial e partida por botão.
Opinião
Intenção de compra
O Logan é um daqueles carros difíceis de indicar para quem procura bom comportamento dinâmico. No entanto, é imbatível se a necessidade é levar gente e bagagem. Particularmente, eu não me preocuparia com as versões mais caras e iria num Logan mais simples, gastando menos na hora da compra. A pedida é a mesma no Voyage, que ganha menção honrosa pelo ótimo casamento entre motor e câmbio, além de se manter, mesmo com a idade, um carro gostoso de guiar. Mas se a intenção for ter um sedã “completinho”, a pedida é o Ka, cheio de equipamentos e até chave presencial, que dá uma “graça” a mais.
Voyage
Prós
Conjunto mecânico
Motor 1.6 e câmbio automático de seis marchas estão bem casados e dão ao Voyage bom comportamento dinâmico
Contra
Equipamentos
Modelo é o mais barato do trio, mas também deixa de fora equipamentos importantes, como air bags laterais e de cortina e ESP
Logan
Prós
Itens de série
Logan Iconic tem ar-condicionado automático, bancos de couro, central multimídia e quatro air bags de série. ESP também é de série na versão de topo do sedã
Contra
Desempenho
Câmbio CVT não aproveita todo o potencial do 1.6 e sedã da Renault tem desempenho mais tímido comparado aos rivais.
Ka Sedan
Prós
Desempenho
Sedã da Ford é o mais esperto do trio e o mais gostoso de dirigir. Câmbio é bem escalonado e programação aproveita bem a força do 1.5.
Contra
Espaço interno
Ka é apertado, com pouco espaço para os ocupantes do banco traseiro. Porta-malas também é o menor do trio, com 445 litros.
Ficha técnica
VW Voyage
Preço
R$ 69.120
Motor
1.6, 4 cil., 16V, flex.
Potência (cv)
120 a 5.750 rpm
Torque (mkgf)
16,8 a 4.000 rpm
Câmbio
Automático, 6 marchas
Comprimento
4,21 metros
Entre-eixos
2,46 metros
Porta-malas
480 litros
Peso
1.058 quilos
Renault Logan Iconic
Preço
R$ 72.090
Motor
1.6, 4 cil., 16V, flex.
Potência (cv)
118 a 5.500 rpm
Torque (mkgf)
16 a 4.000 rpm
Câmbio
Automático, CVT
Comprimento
4,34 metros
Entre-eixos
2,63 metros
Porta-malas
510 litros
Peso
1.160 quilos
Ford Ka Sedan Titanium
Preço
R$ 73.290
Motor
1.5, 3 cil., 12V, flex.
Potência (cv)
137 a 6.500 rpm
Torque (mkgf)
16,1 a 4.750 rpm
Câmbio
Automático, 6 marchas
Comprimento
4,27 metros
Entre-eixos
2,49 metros
Porta-malas
445 litros
Peso
1.137 quilos
Revisões
VW Voyage
10.000 km: R$ 298,20
20.000 km: R$ 599
30.000 km: R$ 526,70
Renault Logan
10.000 km: R$ 459,09
20.000 km: R$ 459,09
30.000 km: R$ 459,09
Ford Ka Sedan
10.000 km: R$ 359
20.000 km: R$ 447
30.000 km: R$ 574
Seguro
VW Voyage
Porto Seguro: R$ 3.238,98
HDI: R$ 2.905,45
Renault Logan
Porto Seguro: R$ 2.554,11
HDI: R$ 2.785,96
Ford Ka Sedan
Porto Seguro: R$ 2.781,87
HDI: R$ 2.674,49
O que eles têm
Ar-condicionado
Ka: Série
Voyage: Série
Logan: Série (automático
ESP
Ka: Série
Voyage: Não disponível
Logan: Série
Air bags
Ka: Série (seis)
Voyage: Série (dois)
Logan: Série (quatro)
Bancos de couro
Ka: Série
Voyage: Não disponível
Logan: Série