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Novo Nissan LEAF

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Mobilidade inteligente é a aposta da Nissan para o futuro

O programa Nissan Intelligent Mobility representa a visão da fabricante de como vamos nos mover: com segurança, emoção e de forma conectada

O carro do futuro será divertido de conduzir, terá motores muito eficientes, será bastante seguro (graças aos sistemas de assistência ao condutor e de direção autônoma) e compartilhado. É assim que a Nissan enxerga a mobilidade, expressada no programa Nissan Intelligent Mobility e que tem no Novo Nissan LEAF a sua figura principal.

Com o programa, a montadora ajuda a esclarecer a curiosidade que muita gente tem de como será o carro do futuro. O programa é baseado em três pilares: Nissan Intelligent Power, Nissan Intelligent Drive e Nissan Intelligent Integration.

Nissan Intelligent Power

O Nissan Intelligent Power parte do princípio de que a eletricidade será o combustível do futuro, pois pode ser obtida de maneira mais limpa e eficiente. A Nissan é líder no segmento de veículos elétricos e está comprometida em lançar veículos com zero % emissão de gases, como é o Novo Nissan LEAF.

Para aproveitar os benefícios dessa alternativa energética, a Nissan dispõe do conjunto motriz (e-powertrain) do Novo Nissan LEAF. O motor apresenta desempenho superior ao da geração anterior do modelo. A potência é de 149 cv (37% a mais) e o torque chega a 32 kgfm (aumento de 26%).

Embora proporcione mais potência, o conjunto de baterias do Novo Nissan LEAF ocupa o mesmo espaço da usada anteriormente, devido ao seu novo desenho. As baterias de íon de lítio tiveram a estrutura de cada célula melhorada, resultando em aumento da durabilidade e de 67% na densidade de energia.

Na prática, isso representa respostas imediatas nas acelerações e nas retomadas – garantindo ultrapassagens mais seguras. Para se ter ideia, o motor elétrico entrega torque máximo em apenas um décimo de segundo. Isso prova que transporte sustentável não compromete a emoção de dirigir.

Nova bateria de íon-lítio de 40kWh do Nissan LEAF
A nova bateria 40kWh com uma química melhorada e mais possante

O melhor de tudo é que, mesmo com mais potência e torque, o Novo Nissan LEAF é muito econômico e pode rodar até 389 km (ciclo WLTP, protocolo de homologação de veículos novos na União Europeia que mede consumo e emissões de poluentes) ou 240 km (ciclo americano), sem precisar recarregar.

O motorista tem à disposição três modos de condução: ECO, que limita o desempenho do motor priorizando a economia de energia, o “B”, no qual a frenagem regenerativa atua de modo mais intenso, utilizando a energia das frenagens para recarregar a bateria, e o “D”, modo normal em que a potência máxima está disponível.

Nissan Intelligent Drive

O segundo pilar do programa engloba as tecnologias de assistência ao condutor, como o e-Pedal, que representa uma maneira mais intuitiva de o motorista conduzir o Novo Nissan LEAF. O funcionamento é bem simples: quando o motorista tira o pé do acelerador, o carro começa a  frear gradualmente, dispensando o uso do pedal do freio. Esse sistema também auxilia na regeneração da bateria.

Com a prática, é possível dirigir boa parte do tempo usando somente o acelerador, embora o freio ainda seja necessário em casos emergenciais. Assim, a condução torna-se menos estressante, principalmente nas situações do anda-e-para do trânsito pesado. Afinal, prazer ao dirigir também significa mais tranquilidade nos congestionamentos.

Além do e-Pedal, o Novo Nissan LEAF conta com o Nissan Intelligent Safety Shield, sofisticado conjunto de sistemas de segurança formado por alerta de mudança de faixa, sistema de prevenção de mudança de faixa, assistente de frenagem de emergência, controlador inteligente de velocidade, monitor de ponto cego, câmeras com visão 360° inteligente e detector de movimento, alerta de fadiga do motorista, alerta de tráfego cruzado na traseira e monitor de pressão dos pneus.

Detecção automática de objetos para perceber quaisquer perigos ao redor
Detecção automática de objetos para perceber quaisquer perigos ao redor

Em conjunto com seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração e fixação de cadeirinhas infantis Isofix, toda essa tecnologia garante o máximo de segurança aos ocupantes, como foi reconhecido pelos rigorosos testes do Euro NCAP (entidade independente que avalia a segurança dos automóveis novos na Europa).

Nissan Intelligent Integration

Hoje, conectividade é a palavra de ordem e o Nissan Intelligent Integration – o terceiro pilar do programa – garante isso no Novo Nissan LEAF por meio da central multimídia A-IVI, com tela tátil de oito polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Muito intuitiva e com respostas rápidas, a central agrega sistema de navegação Door-To-Door que, por um aplicativo no celular, pode definir o destino antes de o motorista entrar no carro. Uma vez a bordo, telefone e central fazem a sincronização automática e o roteiro é exibido na tela.

A tecnologia Vehicle to Grid permite enviar a energia da sua bateria para a sua casa
A tecnologia Vehicle to Grid permite enviar a energia da sua bateria para a sua casa

Tem mais: o Novo Nissan LEAF é o único automóvel elétrico a dispor de tecnologia Vehicle to Grid (V2G), que permite o carregamento bidirecional. Ou seja, o carro pode enviar a energia da sua bateria para uma casa ou para a rede de eletricidade.

Com tanta tecnologia, não é à toa que o Novo Nissan LEAF é o ícone do programa Nissan Intelligent Mobility.

O avô do Nissan LEAF

O avô do Nissan LEAF

A bem-sucedida trajetória do Nissan LEAF, o carro elétrico mais vendido do mundo, é recente, mas o envolvimento da fabricante com modelos movidos a eletricidade é bem antiga.

Começou com o pequeno Tama, um simpático modelo de duas portas e quatro lugares lançado em 1947, que possuía motor de 4,5 cv e alcançava 35 km/h de velocidade máxima. Produzido pela Tachikawa Aircraft (que em seguida mudou seu nome para Tama Cars), o microcarro foi concebido para atender ao esforço de reconstrução do Japão no período pós-guerra, uma vez que a escassez de gasolina obrigava a utilização de combustíveis alternativos.

Em 1949, a fabricante lançou os modelos Tama Junior (versão para duas pessoas) e Tama Senior, um carro médio. Em 1952, houve nova mudança de nome e a Tama passou a se chamar Prince Motor Co., que acabou se unindo à Nissan em 1966.

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