Conheça o Novo Nissan LEAF: o carro elétrico mais vendido no mundo
A segunda geração do veículo elétrico da Nissan atinge um novo patamar de direção, com mais autonomia, design moderno e tecnologias avançadas
Esqueça tudo o que você já vivenciou ao volante de um carro com motor a combustão. Com a chegada ao mercado brasileiro da segunda geração do Nissan LEAF – o carro 100% elétrico mais vendido do mundo – a experiência de dirigir atinge um novo patamar, graças a um automóvel com mais autonomia, design moderno, várias tecnologias avançadas e, o melhor de tudo, amigo do meio ambiente por emitir zero poluentes.
O Novo Nissan LEAF é o pilar central da Nissan Intelligent Mobility, que reflete a visão da montadora japonesa para o futuro da mobilidade e para uma vida melhor no trânsito. Lançado em 2010, o Novo Nissan LEAF já vendeu mais de 400.000 unidades em 50 países.
Três formas de recarga
A estreia do Novo Nissan LEAF no mercado nacional é a aposta da Nissan na eletrificação do Brasil e da América Latina. Existem três maneiras de abastecer o carro. O Wallbox é um painel instalado por um especialista na residência do comprador. Atualmente, o Wallbox vem incluído no preço do carro. Esse sistema leva de seis a oito horas para completar a bateria.
Um cabo de conexão caseira de 110V ou 220V também é entregue ao proprietário e exige de 20 a 40 horas de trabalho. O método mais ágil é o carregador rápido de postos públicos, que demora apenas 40 minutos para deixar a bateria 80%.
e-Pedal aumenta o conforto ao dirigir
As tecnologias são muitas, mas o grande destaque é o e-Pedal, que proporciona uma condução inteligente. O funcionamento é simples e dispensa o uso do pedal de freio. Quando o motorista tira suavemente o pé do acelerador, o Novo Nissan LEAF perde velocidade de forma gradual até a completa frenagem, regenerando a energia da bateria.
O freio só é usado em casos de emergência. Se o motorista quiser dirigir no modo convencional, basta desativar o e-Pedal no console. Segundo estudos realizados pela Nissan no Japão, na Europa e nos Estados Unidos, o e-Pedal reduz drasticamente o número de vezes que o motorista pisa no freio nos congestionamentos, aumentando o conforto e a satisfação ao dirigir.
Tecnologia avançada
Carro elétrico não significa despojamento em equipamentos. Ao contrário: o Novo Nissan LEAF reúne uma série de tecnologias em prol da segurança, que compõem o Nissan Intelligent Safety Shield.
Fazem parte do pacote dispositivos como alerta de mudança de faixa (identifica se o carro está saindo da sua pista inadvertidamente), controle automático de velocidade (monitora a distância do carro da frente), sistema de alerta de ponto cego (mostra se há um carro na pista ao lado se aproximando), visão 360° inteligente (exibe todo o entorno do veículo), monitoramento de pressão dos pneus (avisa se algum está murcho) e alerta de tráfego cruzado traseiro (com a ré engatada, ele avisa se um outro carro está próximo da traseira).
A segurança dos passageiros é reforçada com seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força e sistema de fixação de cadeirinhas infantis Isofix.
Autonomia do Novo Nissan LEAF
A grande atração desse arsenal tecnológico, porém, é o e-powertrain, que aumenta a eficiência energética, o torque e a potência em comparação à primeira geração do Nissan LEAF. O conjunto de baterias de íon-lítio de 40 kWh desenvolve 110 kW de potência (149 cv) e 32,6 kgfm de torque. A autonomia do modelo é 240 km (norma americana).
A bateria foi redesenhada, ampliando sua capacidade de armazenamento de energia, embora seus 24 módulos continuem ocupando o mesmo espaço do assoalho do carro. O aprimoramento individual das células de íon-lítio levou ao aumento de 67% na densidade de energia.
Ao volante do Novo Nissan LEAF, o motorista pode selecionar três modos de condução em um seletor no console. O Eco é indicado para limitar o desempenho do motor e economizar mais 6% de energia. O modo B é adequado em descidas íngremes e usa frenagem regenerativa mais potente para recarregar a bateria com mais eficiência. Por fim, o modo D explora toda a potência do e-powertrain.
Central multimídia e design
A central multimídia A-IVI, com tela sensível ao toque de 8 polegadas e muito intuitiva, faz o espelhamento dos aplicativos Waze, Spotify, Deezer, Google Maps, WhatsApp, Car Play e Android Auto. Já o aplicativo Door-to-Door oferece um GPS ágil e diferenciado. Basta inserir o destino no aplicativo antes de entrar no veículo. Quando o motorista entra nele, telefone e central sincronizam e traçam automaticamente a rota para agilizar o processo.
O design do Novo Nissan LEAF tem um ar de futurista, que combina com os tempos da mobilidade urbana. Os faróis em forma de bumerangue, a grade 3D V-motion e o tom azul claro na moldura do para-choque traseiro remetem à família de veículos elétricos da Nissan.
O interior do carro privilegia o motorista, com painel frontal com mais funcionalidades. O novo display colorido de 7 polegadas destaca as principais informações, como o nível de energia. Quando aparece o ícone de uma tartaruga no painel, é hora de a bateria ser recarregada imediatamente. Assim, o Novo Nissan LEAF – símbolo máximo da mobilidade – pode iniciar mais um ciclo pelas ruas da cidade.