Em maio deste ano, durante o encontro de antigos Concorso d’Eleganza Villa d’Este, na Itália, a BMW aproveitou para mostrar um conceito que remetia as primeiras motos da marca: a R18. Agora, durante o Salão de Milão (EICMA), que aconteceu no início de novembro, ela mostrou a R18 /2, uma versão atualizada do projeto e com toques mais modernos.
Se o primeiro tinha um ar purista, com foco em um retrô-raiz, a R18 /2 é claramente uma resposta da BMW aos modelos cruiser, especialmente da Harley-Davidson, como a Breakout. Estilo de moto custom com pitada esportiva, focada nos dias atuais.
O conceito vai dar vida a um novo modelo, com foto no público jovem que está buscando motos de visual clássico ou customizado. A R18 /2 tem uma bolha em volta do farol que traz integrado um pequeno defletor, para desviar o ar do piloto.
Leia Mais
Egoísta, a R18 /2 não traz banco de garupa, foi feita para o piloto curtir a estrada sozinho. Na versão final, o modelo deve ganhar um assento para um passageiro, mesmo que seja como acessório.
A posição de guiar é com as pernas inclinadas a 90º, enquanto o tronco fica levemente avançado sobre o tanque. O conceito da R18 /2 traz ainda um painel de instrumentos simples, apenas com velocímetro analógico à mostra.
Mecânica da R18 /2
Dando dicas sobre o que deve apostar para o novo modelo, a BMW equipou a moto com freios a disco Brembo, duplos na dianteira e simples atrás. As rodas diamantadas são de 19″ na frente e 16″ na traseira e a transmissão final é feita por eixo cardã.
O motor é a parte mais importante do conceito. É um inédito propulsor de dois cilindros opostos (Boxer) com 1.800 cm³. O motorzão adotou ainda um sistema de arrefecimento misto: ar e óleo. Quando entrar em produção, esse será o maior motor produzido pela divisão de motos da BMW. Ele foi todo concebido em alumínio, fundido para o bloco e detalhes polidos, como a tampa de válvulas.