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Lada Niva ganha melhorias para linha 2020 na Rússia
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Lada Niva ganha melhorias para linha 2020 na Rússia

Utilitário recebeu mais itens de conforto e conveniência para linha 2020. Niva é equipado com motor 1.7 de 83 cv

Redação

18 de dez, 2019 · 3 minutos de leitura.

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niva
Linhas externas se mantém praticamente inalteradas
Crédito:Lada/Divulgação
niva

Lembra do Lada Niva? Pois ele não apenas continua em produção na Rússia até hoje como recebeu melhorias para a linha 2020. O visual externo é praticamente o mesmo, conhecido dos brasileiros, mas a cabine passou por mudanças mais significativas. Tudo para deixar o Niva, chamado de 4X4 SUV em seu país de origem, mais confortável.

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O painel é novo, com comandos giratórios para o ar-condicionado e aquecedor, há saídas de ar maiores e novos menus no computador de bordo. Sim, o Niva ganhou amenidades ao longo dos anos e ficou bem mais confortável do que os modelos vendidos por aqui ao longo dos anos 1990.

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Segundo a marca, o porta-luvas também cresceu e duas tomadas 12V foram adicionadas no console. Há ainda novos porta-copos e mais nichos para pequenos itens. Os bancos têm melhor apoio lateral, embora ainda pareçam bem simples nas fotos reveladas pela marca. O banco traseiro também ganhou, finalmente, apoios de cabeça, não disponíveis anteriormente. O Niva também tem itens de conforto como vidros e espelhos externos com comando elétrico e bancos aquecidos – úteis no inverno russo. Há freios ABS, mas air bags ainda são ficção científica para o utilitário russo.

Niva mais confortável

A Lada também diz ter mudado os coxins do motor, o que promete diminuir ruídos e vibrações na cabine. O propulsor, aliás, é um 1.7 de quatro cilindros e 83 cv. O câmbio é manual de cinco marchas, sempre ligado ao valente sistema de tração integral que fez a boa fama do modelo no mundo.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.