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Jeep Renegade e Compass híbridos chegam ao Brasil em 2020
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Jeep Renegade e Compass híbridos chegam ao Brasil em 2020

Versões híbridas dos Jeep Wrangler, Renegade e Compass serão lançadas nos Salões de Genebra, Nova York e Pequim, respectivamente

Redação

08 de jan, 2020 · 5 minutos de leitura.

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Renegade e Compass
Vision Airflow está no estande da FCA
Crédito:ROBYN BECK/AFP

A Jeep lançará as versões híbridas de Renegade e Compass no Brasil neste ano. A informação foi revelada por Breno Kamei, diretor de estratégia de produto da FCA no Brasil, à revista Quatro Rodas. De acordo com a reportagem, o Wrangler híbrido também será lançado no Brasil ao longo de 2020.

Os três modelos serão apresentados no Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Os detalhes da versão híbrida do Wrangler serão revelados no Salão de Genebra (Suíça), em março.

Renegade e Compass híbridos terão os dados técnicos apresentados em abril. Os novos SUVs da Jeep estarão nos salões de Nova York (EUA) e Pequim, respectivamente.

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As três novidades podem ser vistas até sexta-feira (10) no CES, em Las Vegas (EUA). O maior evento de tecnologia do mundo vem se consolidando também como uma espécie de primeiro salão norte-americano de carros do ano.

O título pertencia ao NAIAS, em Detroit, que até 2019 ocorria em janeiro, um mês especialmente frio no norte dos EUA. Com o esvaziamento da feira, os organizadores decidiram transferir o salão para junho a partir deste ano.


Renegade e Compass híbridos no CES

Nesta edição do CES, há ao menos sete montadoras tradicionais. São elas: Audi, FCA (Fiat Chrysler Automobiles), Ford, Hyundai, Mercedes-Benz, Nissan e Toyota.

Também estão na feira as startups Byton e Rivian, focadas em veículos elétricos. A primeira está lançando a versão de produção do SUV M-Byte e a outra chama a atenção por sua picape.

Há ainda a Sony, que apresenta um carro-conceito feito em parceria com Bosch, Continental e Magna. A FCA também levou à feira os protótipos Fiat Centoventi e Vision Arirflow.


A FCA prometer que todos os seus modelos terão tecnologia híbrida até 2022. Da Jeep, uma das novidades é que o tradicional emblema 4×4 dos carros a combustão dará lugar ao 4xe nos híbridos.

Logo de Renegade e Compass hibridos
JEEP/DIVULGAÇÃO

Nos três modelos da Jeep mostrados no CES o motor elétrico move o eixo traseiro e o a combustão, o dianteiro. A marca não revelou detalhes, como o consumo de combustível.


Nova fábrica

A marca espera que o investimento em eletrificação se reverta em aumento das vendas. Com as novas versões, a Jeep entrará em um mercado somou mais de 1,5 milhão de unidades em 2020. Esse número é cinco vezes maior que o registrado em 2009.

Dona das marcas norte-americanas Chrysler, Dodge, Jeep e Ram, além de italianas como Alfa Romeo, Fiat e Maserati, a FCA está construindo uma fábrica em Detroit. Da planta sairá inicialmente um novo SUV de sete lugares.

Para 2021, a Jeep lançará a nova geração do Grand Cherokee. Outras estreias previstas para o ano que vem são os SUVs grandes Wagoneer e Grand Wagoneer.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.