Você está lendo...
Fiat encerra produção de Argo e Mobi com câmbio automatizado
Notícias

Fiat encerra produção de Argo e Mobi com câmbio automatizado

Baixa procura pelo câmbio GSR motivou fim da produção. Argo automatizado vinha com motor 1.3 e Mobi trazia sistema em versão de topo Drive

Redação

23 de jan, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

vendas
Argo 1.3 continua em linha com câmbio manual de cinco marchas
Crédito:Felipe Rau/Estadão
automatizado

A Fiat enxugou as linhas de Argo e Mobi para 2020. As “vítimas” da vez foram as versões com câmbio automatizado GSR. Agora, quem quiser um Argo sem pedal de embreagem tem apenas as versões com motor 1.8 e câmbio automático convencional. Já o Mobi perde o posto de carro mais barato do Brasil sem pedal de embreagem com o fim da versão Drive GSR.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Os preços também mudaram com a virada do ano. Os Argo 1.0 e Drive 1.0 ficaram R$ 600 e R$ 2.200 mais baratos, respectivamente. As versões de entrada custam R$ 48.990 e R$ 51.390. Já o Argo Drive 1.3, agora única opção com motor intermediário, subiu R$ 1 mil e passou a R$ 55.690. O aventureiro Trekking também ficou mais caro, R$ 1.500 com motor 1.3 e R$ 1 mil com o 1.8 sob o capô.

Publicidade


Já o Mobi agora parte de R$ 34.990 na versão Easy, bem “pelada”. Os únicos opcionais são desembaçador com ar quente e um kit que inclui vidros e travas elétricas e limpador traseiro. A versão de topo é a Drive 1.0, a única equipada com motor 1.0 de três cilindros, o mesmo do Argo. As demais vêm com o antigo 1.0 de quatro cilindros. O câmbio automatizado podia equipar a versão de topo Drive.

O Mobi também perdeu a opção do sistema de som Live On, que usava o smartphone do motorista como visor do rádio. A interação era feita por meio de um aplicativo e por conexão com fio. Sem o celular, o rádio funncionava, mas com funções vistas apenas na tela do computador de bordo no cluster de instrumentos.


Agora, o único Fiat com câmbio automátizado é o Cronos, também em versão com motor 1.3.

Veja abaixo os preços da linha 2020 de Argo e Mobi:

Argo 1.0 – R$ 48.990
Argo Drive 1.0 – R$ 51.390
Argo Drive 1.3 – R$ 55.690
Argo Trekking 1.3 – R$ 61.490
Argo Trekking 1.8 AT – R$ 69.990
Argo Precision 1.8 AT – R$ 63.990
Argo HGT 1.8 AT – R$ 69.990
Mobi Easy – R$ 34.990
Mobi Easy Comfort – R$ 37.840
Mobi Like – R$ 41.190
Mobi Way – R$ 42.340
Mobi Drive – R$ 44.840

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.