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Chevrolet Tracker 2020 será produzido também na Argentina
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Chevrolet Tracker 2020 será produzido também na Argentina

Novo Tracker 2020 também será fabricado na Argentina; GM estima vendas de 160 mil unidades no continente

José Antonio Leme e Tião Oliveira

28 de jan, 2020 · 3 minutos de leitura.

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tracker 2020
CHEVROLET TRACKER MOSTRADO NA CHINA
Crédito:CHEVROLET/DIVULGAÇÃO

A Chevrolet está focada no seu próximo lançamento: o Tracker 2020. E a expectativa com a chegada do modelo que vem brigar no segmento de SUVs compactos é tanta que ele será produzido no Brasil e na Argentina.

Além da fábrica de São Caetano do Sul (SP), o Tracker 2020 será fabricado também na planta de Alvear, em Santa Fé, no país vizinho. O motivo para dupla nacionalidade do Tracker é a expectativa pelo sucesso do SUV.

Na Argentina ele é designado como Projeto A.V.A (Alto Valor Agregado). Fontes dizem que a expectativa é vender 160 mil unidades do Tracker na região, sendo os mercados mais fortes Brasil, Argentina e Colômbia.

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O novo Tracker 2020 chegará maior. São 4,27 metros contra 4,24 m do atual. O entre-eixos passou de 2,55 m para 2,57 m, enquanto que a largura foi de 1,79 m para 1,76 m. O design ficou mais moderno e agressivo, com linhas mais angulares que às da atual geração.

Rival da Fiat Toro também virá da Argentina

Além dos novos Onix e do Tracker, a plataforma GEM (Global Emergent Markets) também terá mais desdobramento. A proposta de uma picape intermediária, para brigar com Fiat Toro e Renault Oroch está em desenvolvimento. O projeto já recebeu sinal verde da GM com foco no mercado da América Latina, em particular do Brasil, onde a Toro está nadando sozinha.


Sem muitos detalhes ainda, a nova picape ficará acima da Montana e abaixo da S10. Como as rivais, será produzida sobre plataforma GEM e deve utilizar o mesmo motor 1.2 turbo que estará nas versões de topo do Tracker.

Há quatro anos a picape intermediária é o segundo produto mais vendido dentro da categoria de comerciais leves. Ela perde apenas da Strada. Os dados são da Fenabrave, associação que reúne as concessionárias.

tracker 2020

CHEVROLET/DIVULGAÇÃO
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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.