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Flagra: nova Fiat Strada surge com cabine simples
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Flagra: nova Fiat Strada surge com cabine simples

Nova geração da Fiat Strada é flagrada com cabine simples depois de ter sido mostrada em versão de topo de Fiat

Redação

17 de fev, 2020 · 3 minutos de leitura.

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Strada
Nova Fiat Strada cabine simples
Crédito:Vitor Pereira

A nova geração da Fiat Strada foi flagrada novamente, agora na versão de entrada com cabine simples. Várias unidades da picape estavam rodando camufladas pela noite de Belo Horizonte e foram fotografadas pelo leitor Vitor Pereira.

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Pelo que se pode ver nas fotos, ela é um pouco diferente, de perfil, da configuração com cabine dupla de topo, a Volcano, cuja Fiat soltou foto na semana passada, que tem quatro portas. Confirmando as informações preliminares de que ela era uma mini-Toro.

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Agora sua plataforma é derivada do Argo, com a seção traseira ao estilo antigo, com suspensão de feixe de mola. Ele também traz faróis com LEDs diurnos, rodas de liga leve, retrovisores com repetidor de seta e rack de teto. Os faróis têm o formato dos LEDs diurnos bem parecido com a da Toro.

As lanternas traseiras ainda estão bem tampadas neste flagra, mas vão seguir o mesmo conjunto largo visto na foto divulgada pela Fiat, com um prolongamento invadindo as laterais. Na dianteira, a grade traz o ‘Fiat’ em letras garrafais. É o primeiro carro a adotar essa configuração para o logo da marca.


Um grande diferencial desta cabine simples será um prolongamento de carroceria para levar pequenas cargas (uma espécie de cabine estendida).

Strada vai ganhar motor 1.3

Como já antecipado pelo Jornal do Carro, o modelo vai ter muitas novidades na parte mecânica. A principal delas é a adoção do motor 1.3 Firefly de até 109 cv e 14,2 mkgf nas versões de topo. Para as mais básicas, a nova Strada 2021 terá o manjado 1.4 Evo de até 85 cv.

Para 2021, a Fiat vai associar este motor 1.3 a um um câmbio automático do tipo CVT. Ela vai ocupar o espaço que era do câmbio automatizado GSR, o antigo Dualogic, que nunca foi sucesso de crítica.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.