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Volvo XC60 T8 leva a melhor sobre Ford Edge ST
Comparativo

Volvo XC60 T8 leva a melhor sobre Ford Edge ST

Com propulsão híbrida de 407 cv, Volvo XC60 T8 ganha comparativo do Ford Edge ST, que tem motor de 335 cv

Hairton Ponciano Voz

03 de mar, 2020 · 7 minutos de leitura.

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volvo xc60 ford edge
Volvo XC60 T8 R-Design e Ford Edge ST têm estilo esportivo, reforçado pelo acabamento preto e pelas rodas de 21 polegadas
Crédito:Felipe Rau/Estadão

O novo Ford Edge chegou com tudo ao mercado brasileiro. Em vez da antiga versão Titanium, o SUV importado do Canadá passou a vir na versão mais brava, ST (sigla da divisão esportiva da marca). O motor 3.5 V6 deu lugar ao 2.7 V6 Ecoboost. Com isso a potência subiu 18%, para 335 cv, e o torque passou a 54,4 mkgf (aumento de 57,2%). Tabelado a R$ 299 mil, o utilitário-esportivo está posicionado na mesma faixa de preço do Volvo XC60 T8. O SUV da marca sueca é híbrido, produzido na China, custa R$ 299.950 e tem dois motores: um 2.0 turbo a gasolina e outro elétrico que, juntos, geram 407 cv.

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Os dois modelos têm tração 4×4 e visual que reforça a esportividade. Se o Edge é representante da linhagem ST, o XC60 híbrido traz o acabamento R-Design, que designa o pacote esportivo da fabricante sueca.


Os dois trazem defletores de ar na traseira, poucas peças cromadas, rodas de liga leve de 21 polegadas e pneus de perfil baixo. Na hora de acelerar, o Edge dá uma leve titubeada antes de responder com vigor.

Já o XC60 T8 mostra vigor logo que o motorista pisa forte no acelerador. O Volvo vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, ante 6,2 segundos do rival. O Ford chega a 209 km/h e o Volvo, a 230 km/h, de acordo com dados das marcas.

O XC60 T8 é mais estável que o Edge, graças à suspensão firme e ao centro de gravidade mais baixo. Além disso, o Volvo é mais fácil de manobrar. Neste comparativo, o XC 60 venceu com folga.


XC60 é melhor que Edge em consumo e acabamento

O Volvo é melhor que o Ford em dirigibilidade, desempenho e conforto. Os dois SUVs são espaçosos, mas o XC60 é mais sofisticado. Entre os destaques, a alavanca de câmbio é feita de cristal e o painel tem visual minimalista.


O acabamento do Edge mescla superfícies brilhantes com uma parte fosca, na área dos comandos do ar-condicionado que, a propósito, é “poluída” por causa do excesso de botões.


Ambos vêm com sistema de condução semiautônoma. Isso inclui controlador de velocidade adaptativo (acompanha o ritmo do tráfego), frenagem de emergência e correção automática de saída de faixa. O Edge permite que o motorista solte totalmente o volante por três segundos, ante cerca de dez segundos no Volvo.

Curiosamente, o XC60 tem som da marca norte-americana Harman Kardon com 13 alto-falantes. E o Ford vem com a dinamarquesa Bang & Olufsen e 12 alto-falantes. No Edge há ainda telas de 8” na parte de trás dos bancos dianteiros.



Os dois têm quadro de instrumentos configurável. No Ford, o velocímetro é convencional, ladeado por duas telas de 4,2”. No Volvo, a tela tem 12,3”. A tela da central multimídia do Edge tem 8” e a do XC60, 9”.


Para liquidar a fatura, o Volvo híbrido é muito econômico: faz 19 km na cidade e 20 km na estrada com um litro de gasolina. Isso porque, dependendo da situação, o SUV roda só no modo elétrico, sem queimar combustível nem fazer barulho. O Edge tem média de, respectivamente, 7,3 e 9,4 km/l.

Opinião: O triunfo da tecnologia híbrida

Quando a Ford apresentou o novo Edge 2019 à imprensa brasileira, listou entre os rivais SUVs como BMW X3, Jaguar F-Pace, Audi Q5 e Mercedes GLC. Em comum, todos são mais caros e menos potentes. Mostrar os pontos fortes de seu produto faz parte do jogo. Mas isso é parte da história. A outra é que o XC60 também entra nessa foto.


Na versão híbrida, o Volvo custa o mesmo que o Ford (para ser exato, é R$ 950 mais caro), mas tem dois motores que, combinados, geram 72 cv a mais que o concorrente. Com isso, o SUV feito na China pela marca sueca consegue não apenas ser bem mais rápido, mas também muito mais econômico. Não é à toa que o XC60 é o líder de vendas do segmento e o carro mais emplacado da Volvo no País. Mesmo não sendo o mais barato da Volvo.


Prós e contras

Volvo XC60

Prós: DIRIGIBILIDADE
Modelo é rápido e, graças ao bom ajuste da suspensão, estável e confortável.

Contras: MANUTENÇÃO
Marca cobra muito pelas revisões. A de 20 mil km, por exemplo, custa R$ 1.949.


Ford Edge

Prós: ESTILO
Com visual esportivo, SUV é o primeiro Ford vendido no Brasil na versão ST.

Contras: SUSPENSÃO E DIREÇÃO
Carroceria balança além do razoável em curvas e a direção esterça pouco.


Agradecimento: Centro de Tradições Nordestinas

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