Está com R$ 1.329.000 e não sabe o que fazer? A bolsa ainda pode cair mais e o dólar está pela hora da morte? Então a opção de investimento pode ser em prazer ao volante. Esse é o preço do novo Porsche 911 Turbo S, que poderá ser encomendado no Brasil a partir do mês que vem.
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A Porsche apresentou ao mesmo tempo o Turbo S nas configurações cupê e conversível. A segunda opção, no entanto, ainda não tem data para chegar ao País, nem preço definido. Na Alemanha, o modelo aberto custa 6% a mais que o fechado. Se a Porsche acompanhar a média alemã, o conversível irá custar pouco mais de R$ 1,4 milhão por aqui.
Sim, é caro, mas é um 911. E não apenas um 911. É a versão Turbo, e não apenas Turbo. Trata-se do Turbo S, que acaba de ser lançado com o motor mais potente de sua vida. São 650 cavalos, 70 cv a mais que a geração anterior do modelo.
Além da potência fabulosa, o motor 3.8 boxer de seis cilindros biturbo (com turbinas de geometria
variável) tem torque de 81,6 mkgf, acréscimo de 5,1 mkgf sobre o anterior. O câmbio automatizado de dupla embreagem tem oito marchas.
Porsche 911 Turbo S faz 0 a 100 km/h em 2,7 segundos
Com tudo isso, o novo 911 Turbo S faz 0 a 100 km/h em 2,7 segundos, dois décimos mais rápido que antes. De 0 a 200 km/h, são necessários 8,9 segundos. O anterior precisava de um segundo a mais. A velocidade máxima não mudou: permanece em 330 km/h.
De acordo com a Porsche, o motor foi completamente reprojetado, o que incluiu retrabalho no sistema de resfriamento do ar, adoção de turbinas maiores e instalação de válvulas wastegate (de alívio de pressão) ajustáveis. A adoção de injetores piezoelétricos melhorou os valores de potência e torque, e permitiu não apenas rotações maiores como redução de emissões.
Parte da admissão de ar passou a ser feita pelas entradas laterais existentes na traseira do modelo. A outra parte vem da grade existente na tampa traseira. Mais ar disponível para o motor “respirar”, maior a potência. Os filtros de ar ficam localizados nos para-lamas traseiros. Coisas de 911. Tinha tudo para não dar certo, mas funciona divinamente.
O diâmetro dos rotores das turbinas aumentou cinco milímetros, para 55 cm. Já o rotor do compressor foi de 58 para 61 mm. São milímetros que fazem toda a diferença. Os flaps da válvula de alívio agora são controlados eletricamente.
O sistema de tração integral que equipa o 911 Turbo S é capaz de transferir instantaneamente até 51 mkgf de torque para as rodas dianteiras, melhorando a capacidade de aceleração e estabilidade direcional. Além disso, a Porsche informa que a suspensão foi retrabalhada.
Como resultado, os amortecedores tornaram-se mais rápidos e precisos nas respostas, com reflexos na diminuição da inclinação da carroceria em curvas, comportamento de direção e velocidade em curvas.
Visual do 911 Turbo S está mais agressivo
O novo 911 Turbo S ganhou entradas de ar maiores na dianteira, além de faróis de LEDs com tecnologia matrix. Eles têm blocos de LEDs independentes, que se apagam seletivamente para não ofuscar quem está à frente (indo ou vindo).
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No que diz respeito à aerodinâmica, o modelo tem defletor dianteiro móvel, ajustável por meio de um sistema pneumático, além de asa traseira maior. De acordo com a fabricante alemã, isso gera força vertical 15% maior, para melhorar a estabilidade.
Em termos de dimensões, o modelo também cresceu. A largura aumentou 45 mm (1,84 m) na dianteira e 20 mm (1,9 m na traseira). Isso acompanhou o acréscimo das bitolas tanto na frente (42 mm) como atrás (10 mm). As rodas têm medidas diferentes: 20 polegadas na frente (com pneus 255/35) e 21″ atrás (315/30).