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Novo BMW X6 com grade iluminada chega ao País
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Novo BMW X6 com grade iluminada chega ao País

Terceira geração do BMW X6 traz diversas novidades, entre as quais iluminação até na grade dianteira

Redação

04 de mar, 2020 · 6 minutos de leitura.

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bmw x6
Grade de "duplo rim" iluminada do novo BMW X6 é o item mais chamativo do SUV, que acaba de chegar ao País
Crédito:BMW/Divulgação

A terceira geração do BMW X6 chegou ao Brasil esta semana em versão única, xDrive40i M Sport, por R$ 514.950,00. E, entre as novidades, o que mais chama a atenção é a grade dianteira. Ok, você já sabe que todos os novos BMW estão sendo lançados com grades enormes. É o caso do SUV X7, do sedã Série 7 e também do conceito i4. Este último, apesar do motor elétrico (que em tese dispensa entrada de ar para refrigeração), ostenta uma grade infinita. Mas, voltando ao X6, o pessoal de Munique, na Alemanha, se juntou com o de Spartanburg, nos nos EUA, onde o carro é feito, e juntos decidiram que, além de volumosa, a dupla grade deveria ser iluminada.

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O modelo foi lançado globalmente no fim do ano passado, e traz a inédita iluminação noturna batizada de “Iconic Glow”. O “brilho icônico” da grade, a propósito, não dispensa as novidades nos faróis de Full-LEDs, que estão mais afunilados.

Os novos para-choques têm entradas de ar redesenhadas e luzes de neblina de LEDs horizontais. Na lateral, o modelo ganhou vincos mais suaves. Na traseira, as lanternas esticadas invadem a tampa do porta-malas.




Em termos de dimensões, o modelo, que foi um dos pioneiros entre os SUVs com jeitão de cupê, cresceu. A terceira geração tem 4,93 m de comprimento (2,6 cm de acréscimo), 2,97 m de entre eixos (4,2 cm a mais) e 2 m de largura (aumento de 1,5 cm). A altura diminuiu 0,6 cm, e foi para 1,7 m.

Motor 3.0 do BMW X6 ganhou 34 cavalos

O motor é o 3.0 TwinPower Turbo a gasolina, de seis cilindros em linha, que gera 340 cv de potência. São 34 cv a mais que a geração anterior. O torque também subiu: foi de 40,8 para 45,9 mkgf, e está disponível a partir de 1.500 rpm.

Com câmbio automático de oito marchas e tração integral, a BMW informa que o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e alcança velocidade máxima de 250 km/h.


Em termos de conforto e tecnologia, o modelo é capaz de aprender os hábitos do motorista, e ligar automaticamente o aquecimento dos bancos na temperatura desejada. Para isso, basta o usuário iniciar o bate-papo com o carro por meio de saudações como um “Olá, BMW”, e depois fazer seu pedido.

Carro é capaz de sair de vagas apertadas sozinho

O carro de pouco mais de meio milhão de reais também alerta o motorista em caso de mudança involuntária de faixa de rolamento, e traz um sistema batizado de “reversing assist”. De acordo com a marca alemã, o dispositivo é capaz de refazer os 50 últimos metros percorridos em marcha a ré, facilitando a saída de locais ou vias estreitas onde não é possível realizar manobras.


O sistema Parking Assistant Plus, por sua vez, oferece câmera de ré e sensores de obstáculos dianteiro e traseiro, para auxiliar estacionamento.

A chave tem um display com tela sensível ao toque que traz informações do veículo, como localização, autonomia, serviços, etc.


O painel tem duas telas de 12,3 polegadas, com navegador GPS e preparação para Apple CarPlay. Além disso, funções de telefonia e som, por exemplo, podem ser controladas por comando de voz ou gestos. Há ainda internet a bordo, com informações sobre condições de trânsito, entre outras funcionalidades.

Bancos e painel têm revestimento de couro e há também apliques de alumínio no interior. Atrás, os passageiros dispõem de duas telas de 10,2 polegadas, além de cortinas nos vidros laterais, para maior privacidade. O porta-malas tem capacidade para 580 litros.


Em relação a conforto, o modelo traz bancos dianteiros ventilados e com aquecimento, ar-condicionado automático de quatro zonas, head-up display (projeta informações no para-brisa), teto solar panorâmico, retrovisores externos com aquecimento e rebatimento, além de sistema de som Harman Kardon com 16 alto-falantes.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.