A terceira geração do BMW X6 chegou ao Brasil esta semana em versão única, xDrive40i M Sport, por R$ 514.950,00. E, entre as novidades, o que mais chama a atenção é a grade dianteira. Ok, você já sabe que todos os novos BMW estão sendo lançados com grades enormes. É o caso do SUV X7, do sedã Série 7 e também do conceito i4. Este último, apesar do motor elétrico (que em tese dispensa entrada de ar para refrigeração), ostenta uma grade infinita. Mas, voltando ao X6, o pessoal de Munique, na Alemanha, se juntou com o de Spartanburg, nos nos EUA, onde o carro é feito, e juntos decidiram que, além de volumosa, a dupla grade deveria ser iluminada.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
O modelo foi lançado globalmente no fim do ano passado, e traz a inédita iluminação noturna batizada de “Iconic Glow”. O “brilho icônico” da grade, a propósito, não dispensa as novidades nos faróis de Full-LEDs, que estão mais afunilados.
Os novos para-choques têm entradas de ar redesenhadas e luzes de neblina de LEDs horizontais. Na lateral, o modelo ganhou vincos mais suaves. Na traseira, as lanternas esticadas invadem a tampa do porta-malas.
Leia Mais
Em termos de dimensões, o modelo, que foi um dos pioneiros entre os SUVs com jeitão de cupê, cresceu. A terceira geração tem 4,93 m de comprimento (2,6 cm de acréscimo), 2,97 m de entre eixos (4,2 cm a mais) e 2 m de largura (aumento de 1,5 cm). A altura diminuiu 0,6 cm, e foi para 1,7 m.
Motor 3.0 do BMW X6 ganhou 34 cavalos
O motor é o 3.0 TwinPower Turbo a gasolina, de seis cilindros em linha, que gera 340 cv de potência. São 34 cv a mais que a geração anterior. O torque também subiu: foi de 40,8 para 45,9 mkgf, e está disponível a partir de 1.500 rpm.
Com câmbio automático de oito marchas e tração integral, a BMW informa que o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e alcança velocidade máxima de 250 km/h.
Em termos de conforto e tecnologia, o modelo é capaz de aprender os hábitos do motorista, e ligar automaticamente o aquecimento dos bancos na temperatura desejada. Para isso, basta o usuário iniciar o bate-papo com o carro por meio de saudações como um “Olá, BMW”, e depois fazer seu pedido.
Carro é capaz de sair de vagas apertadas sozinho
O carro de pouco mais de meio milhão de reais também alerta o motorista em caso de mudança involuntária de faixa de rolamento, e traz um sistema batizado de “reversing assist”. De acordo com a marca alemã, o dispositivo é capaz de refazer os 50 últimos metros percorridos em marcha a ré, facilitando a saída de locais ou vias estreitas onde não é possível realizar manobras.
O sistema Parking Assistant Plus, por sua vez, oferece câmera de ré e sensores de obstáculos dianteiro e traseiro, para auxiliar estacionamento.
A chave tem um display com tela sensível ao toque que traz informações do veículo, como localização, autonomia, serviços, etc.
O painel tem duas telas de 12,3 polegadas, com navegador GPS e preparação para Apple CarPlay. Além disso, funções de telefonia e som, por exemplo, podem ser controladas por comando de voz ou gestos. Há ainda internet a bordo, com informações sobre condições de trânsito, entre outras funcionalidades.
Bancos e painel têm revestimento de couro e há também apliques de alumínio no interior. Atrás, os passageiros dispõem de duas telas de 10,2 polegadas, além de cortinas nos vidros laterais, para maior privacidade. O porta-malas tem capacidade para 580 litros.
Em relação a conforto, o modelo traz bancos dianteiros ventilados e com aquecimento, ar-condicionado automático de quatro zonas, head-up display (projeta informações no para-brisa), teto solar panorâmico, retrovisores externos com aquecimento e rebatimento, além de sistema de som Harman Kardon com 16 alto-falantes.