A Porsche apresentou uma tecnologia para mudar a forma como se produz bancos de carro. A novidade foi batizada de “assento integral com formato do corpo impresso em 3D”. Ela consiste em almofadas do assento e das costas parcialmente impressas em 3D.
CURTA O CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
O novo assento será disponibilizado pela Porsche Tequipment para as linhas 911 e 718. A previsão é que a novidade nestes modelos esteja disponível a partir de maio deste ano. A produção vai contar, inicialmente, com apenas 40 protótipos de bancos para uso em pistas de corrida na Europa.
A ideia da montadora alemã é que, no futuro, os clientes possam escolher o nível de firmeza para o assento: duro, médio ou macio. Com isso, aproxima a experiência dos clientes com o automobilismo esportivo, no qual o banco é personalizado.
Porsche aposta na vanguarda da tecnologia
Membro do Conselho Executivo da Porsche para Pesquisa e Desenvolvimento, Michael Steiner, explica que “o banco é a interface entre o ser humano e o veículo”. Para ele, com a novidade lançada pela Porsche, a montadora está dando aos “clientes de produtos feitos em série a oportunidade de experimentar a tecnologia trazida do automobilismo esportivo”.
O assento impresso em 3D é baseado no banco concha integral da Porsche. Na sua montagem, é feita uma base de apoio em polipropileno expandido (EPP), a qual é colada a uma camada de conforto respirável, onde usa-se a impressora 3D.