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Carros que devem ganhar versões elétricas ou híbridas em breve
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Carros que devem ganhar versões elétricas ou híbridas em breve

Modelos conhecidos passarão a ter versões totalmente elétricas ou terão novas versões na gama

Redação

23 de mar, 2020 · 4 minutos de leitura.

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Marcas vão direcionar novas linhas para versões híbridas e elétricas
Crédito:Tobias Schwarz/Reuters
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A Porsche vai fazer mudanças importantes na linha do Macan. O modelo ganhará uma nova geração em breve, mas com versões totalmente elétricas. O modelo deverá ser mostrado em 2021, mas a produção não deve começar antes de 2022, com as primeiras entregas apenas em 2023.

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O novo Macan elétrico deverá ganhar plataforma nova, a PPE, desenvolvida em conjunto com a Audi. A nova base também estará no novo Audi e-tron GT. No entanto, detalhes técnicos ainda são escassos sobre o novo carro.

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São esperadas várias versões, com a de topo, Turbo, entregando cerca de 700 cv. Ainda não há informações sobre tamanho de bateria ou autonomia do novo Macan.

O SUV da Porsche, no entanto, continuará tendo versões com motores a gasolina. Inicialmente, era previsto que o modelo tivesse apenas motores elétricos, mas a Porsche recuou e ainda oferecerá propulsores convencionais. O Macan é o carro mais vendido da marca, e a Porsche poderia desagradar seus compradores.


Novos elétricos e híbridos

O modelo não é o único que deve ganhar versões elétricas em breve. Outro nome bem conhecido que deverá ganhar uma versão híbrida é o Chevrolet Corvette. A nova geração do modelo não apenas é a primeira com motor central, como também terá uma opção híbrida em breve.

Algumas unidades já foram flagradas em testes dinâmicos nos Estados Unidos, mas pouco ainda se sabe sobre o modelo. Um “super” Corvette híbrido é aguardado, para a versão ZR1. Ela deverá ter auxílio elétrico para entregar cerca de 900 cv. No entanto, as unidades flagradas aparentam menos poderio.


A Chevrolet ainda é discreta sobre o lançamento de um Corvette híbrido. No entanto, uma análise rápida permite adiantar que o projeto seria possível. A plataforma da nova geração tem um espaço considerável no túnel central do esportivo. A localização é uma das mais usadas para colocação de baterias de um sistema híbrido.

Classe G elétrico?

Já a Mercedes-Benz trabalha numa versão totalmente elétrica do icônico Classe G. As intenções foram reveladas no Twitter pelo chefe de Transformação Digital da marca, Sascha Pallenberg. O executivo citou o próprio CEO da Daimler, Ola Kallenius, que confirmou o desenvolvimento do Classe G elétrico.

O modelo fará parte da linha EQ de elétricos e híbridos da marca. Kallenius já havia confirmado um investimento de US$ 11 bilhões na ampliação da gama EQ. O CEO também afirmou que atpe 2022 a Mercedes-Benz deve lançar mais de dez modelos totalmente elétricos. Por enquanto, nenhum detalhe técnico do G elétrico foi revelado.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.