A Fiat precisou rever os planos para seu lançamento mais importante deste ano, a nova geração da Strada. Com a pandemia do novo coronavírus se alastrando pelo País, a marca precisou remarcar o evento de lançamento da picape, até adiá-lo definitivamente para o segundo semestre.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
A nova Strada estava prevista para ser lançada com toda a pompa cabível em Punta del Este, no Uruguai. Depois, teve o lançamento transferido para Minas Gerais, estado sede da Fiat. No entanto, com a gradual parada nas atividades, o lançamento precisou ser empurrado de vez mais para frente.
A marca, aliás, inicia um processo de desligamento das fábricas de Betim (MG) e Goiana (PE). As duas unidades irão reduzir o ritmo de produção gradualmente até a parada total em 30 de março. Há uma previsão de retomada em 21 de abril e todos os eventos programados neste período serão reagendados – como o lançamento da Strada. A fábrica de motores de Campo Largo (PR) também obedecerá às mesmas diretrizes.
Ainda assim, a nova Strada já teve alguns detalhes revelados antes do aguardado lançamento. O modelo passou pela maior mudança desde seu lançamento, em 1998. A nova picape vai usar uma plataforma derivada da usada pelo Argo, mas terá também elementos do hatch Mobi.
O modelo devera chegar às ruas no segundo semestre com preços partindo dos R$ 70 mil. O valor inicial não é muito superior ao atual. A Strada atual mais barata custa R$ 68.490, preço da versão Freedom de cabine simples e motor 1.4.
Nova Strada terá quatro portas
Com a foto da traseira revelada pela Fiat e a de frente, mostrada pela marca no dia 11 de fevereiro, é possível confirmar os indícios que apontavam para o novo desenho das lanternas. Essas peças têm um prolongamento que invade as laterais, com recorte semelhante às da Toro.
A imagem mostra como ficou toda a parte traseira e lateral da nova Fiat Strada 2021. Uma das mudanças mais importantes é a adoção das quatro portas. Na geração anterior, a versão de cabine dupla da picape tinha três portas. A terceira porta era do tipo suicida, que demandou reforços estruturais na picape.
Motor 1.3 e câmbio CVT
O Jornal do Carro também antecipou as mudanças no trem de força da nova Fiat Strada 2021. Entre os destaques estão o motor 1.3 Firefly de até 109 cv de potência e 14,2 mkgf de torque. Esse motor poderá ser associado a um inedito câmbio automático CVT a partir de 2021.
Para as configurações de entrada, a nova picape manterá o conhecido 1.4 Evo. O conhecido quatro-cilindros flexível gera até 85 cv.