O governo argentino anunciou uma medida que visa diluir parcelas do financiamento de carros. A medida, que foi publicada em boletim oficial da Inspeção Geral da Justiça da Argentina, vale para pagamentos de carros zero-km.
CURTA O CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Na prática, o sistema lançado vai oferecer descontos entre 10% e 30% nas parcelas mensais, embora também aumente a quantidade de mensalidades que deve ser paga no futuro. Para compensar a redução no valor das parcelas, o governo também anunciou que os planos vão ser estendidos em 12 meses.
Medidas valem para lista específica de carros
O benefício se estende para aqueles que fizeram os planos no período entre abril e setembro de 2018. O governo considera que nestes meses houve os maiores aumentos nas cotas de carros zero-km, em termos de juros percentuais. Os motivos seriam a inflação e a grande desvalorização do peso.
As medidas apresentadas abrangem uma lista específica de modelos, a qual conta com vários carros de diferentes montadoras. Aqueles que desejarem receber o benefício devem preencher e enviar uma carta modelo para a secretaria de fazenda da Argentina.
No Brasil nada
No Brasil, nenhum plano de ajuda aos compradores de carros endividados foi criado ainda. Até porque, com a queda da taxa selic de juros motivada pelo desvalorização do Real, não houve perdas tão grandes para quem financiou. Quanto à pandemia, segundo a Fenabrave, o cenário ainda é muito instável para saber quais serão as perdas. Só após tudo se estabilizar que a entidade vai pensar em plano emergencial.