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VW Tiguan passará por mudança radical em linha 2021
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VW Tiguan passará por mudança radical em linha 2021

SUV será reestilizado e ganhará mais tecnologia em linha 2021. Tiguan finalmente terá versão híbrida

Redação

18 de abr, 2020 · 2 minutos de leitura.

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tiguan
Tiguan terá linhas mais esportivas
Crédito:Volkswagen/Divulgação
tiguan

A Volkswagen revelou o primeiro teaser do Tiguan para 2021. O modelo deverá passar por uma ampla reestilização que o deixará mais próximo do novo Golf, mostrado em 2019. O desenho antecipa linhas mais esportivas, com ares menos sisudos do que o modelo atual.

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O Tiguan vai ganhar novos parachoques, faróis, grade dianteira e lanternas traseiras. A cabine vai ficar mais moderna com a central multimídia vinda do novo Golf. O equipamento poderá receber atualizações pela internet e se manter sempre em dia.

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O interior também deverá ganhar novos materias e padronagens, bem como um volante novo, mais moderno. A qualidade do acabamento também deve melhorar na linha 2021.

Tiguan com novos motores

Sob o capô, a novidade é que o SUV finalmente ganhará uma versão híbrida plug-in. Entre as opções, possivelmente uma versão GTE, com mesmo conjunto do Golf GTE. No hatch, a motorização é composta por um 1.4 turbo a gasolina e um motor elétrico. Combinados, entregam 245 cv e mais de 40 mkgf de torque. A autonomia no modo elétrico chega a cerca de 50 quilômetros.


A versão de topo será a R, com um 2.0 turbo com 300 cv. O modelo terá câmbio de dupla embreagem e tração integral. O novo Tiguan deverá ser apresentado até o fim do ano, com as vendas se iniciando na Europa em 2021.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.