Uma importante marca na história do automobilismo acaba de debutar. Já faz 15 anos desde que uma Bugatti Veyron atingiu os 407 km/h, se tornando o primeiro carro de produção em série que rompeu a barreira dos 400 km/h.
O Veyron 16.4, hiperesportivo da montadora francesa, foi construído para ter uma potência superior a 1.000 cavalos, acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e poder atingir mais de 406 km/h.
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Inscreva-seO presidente da Bugatti, Stephan Winkelmann, disse, em comunicado, que “com o Veyron 16.4, a Bugatti não apenas revelou o que pode ser chamado de primeiro carro hiperesportivo do mundo em 2005, como também alcançou um recorde de velocidade inacreditável”. Para Winkelmann, o carro da montadora francesa de luxo é um “ícone da história automotiva”.
Veyron: recorde veio na segunda tentativa
A primeira tentativa de ultrapassar os 400 km/h não foi exitosa. Na pista de Ehra-Lessien, o piloto de testes Uwe Novacki conseguiu chegar em 380 km/h. Porém, já na segunda tentativa, o carro chegou a impressionantes 411 km/h. No final das contas, o valor colocado nos documentos de homologação foi de 407 km/h.
Hoje com 71 anos, Novacki diz, em comunicado, que “nesta velocidade, você precisa se concentrar muito e saber ler a estrada e o carro”. Segundo ele, “a menor irregularidade ou movimento repentino do volante pode ter consequências dramáticas”.
Motor W16 trazia 1.001 cv e 1.250 Nm
O motor que proporcionava tanta potência e velocidade? Um W16 com 16 cilindros, 8.0 litros. Desta forma, o carro era capaz de entregar 1.250 Nm de torque e 1.001 cv de potência. O Veyron 16.4, assim, conseguia chegar aos 100 km/h em 2,5 segundos. Era uma marca única para um automóvel de produção em série em 2005. Para acelerar até os 300 km/h, eram necessários 16,7 segundos.