Você está lendo...
Rodízio de veículos vai aumentar para até quatro dias em São Paulo
Notícias

Rodízio de veículos vai aumentar para até quatro dias em São Paulo

Nova restrição de circulação mais rígida passará a valer na segunda-feira (11) e será mantida enquanto a cidade estiver em estado de calamidade

Redação

07 de mai, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Projeto de Lei carnaval
RODÍZIO PODE SER DE ATÉ QUATRO DIAS PARA ALGUNS CARROS
Crédito:DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO

A partir da próxima segunda-feira (11), a cidade de São Paulo terá uma quarentena ainda mais restrita. A prefeitura vai aumentar o rodízio de veículos para até quatro dias na semana. O foco é reduzir a movimentação de pessoas e a abertura de comércios. O decreto será estampado no Diário Oficial de amanhã (8).

Carros com o último número ímpar na placa do veículo só poderão rodar em dias ímpares. E carros com placa de final par nos dias pares. Isso passaria a valer para toda a capital em todos os dias da semana, incluindo finais de semana de feriados.

A cidade de São Paulo é o principal foco de proliferação do coronavírus no País. E um dos desafios é fazer cair a mobilidade das pessoas e reduzir a curva de contaminação na localidade mais populosa do Brasil. E parte da solução pode estar neste rodízio ainda mais restritivo.

Publicidade




Inicialmente, o projeto iria colocar a proibição para o horário das 6h às 22h. Contudo, o prefeito Bruno Covas confirmou que ele será aplicado nas 24 horas do dia, proibindo a circulação inclusive de madrugada.

Nesta semana o Departamento de Operações do Sistema Viário (DSV), por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET,) já começou a restringir a movimentação em principais avenidas da cidade, fechando faixas. Esta foi a primeira tentativa de forçar as pessoas a ficarem em casa devido à redução de vazão das vias.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se


Motos e transporte público continuam fora do rodízio

A semelhança com o modelo atual de rodízio é que há as exceções. Continuam a ficar isentos do rodízio as motocicletas, transporte escolar, guincho, transporte público, carros do serviço público essencial, além de modelos com permissão especial – entre eles híbridos e elétricos.

Fora isso, funcionários da área da saúde, mesmo que não sejam médicos, poderão se cadastrar para ficar fora do novo rodízio. Médicos e enfermeiros já estão fora do sistema de restrição atual. Eles deverão mandar um e-mail para isencao.covid19@prefeitura.sp.gov. Porém, já estão habilitados para rodar sem tomar multa agora, já que a pesquisa de multas será averiguada junto a este cadastro e serão canceladas se tiverem justificativa de trabalho.

No rodízio atual, imposto na cidade desde 1997, os carros não circulam apenas um dia da semana. De segunda à sexta, dois finais de placa por dia, não podem circular entre 7h e 10h  e das 17h às 20h. Além disso, veículos pesados têm outras restrições de horário no centro expandido.


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.