A Volkswagen encerrou as vendas do Fox na Argentina. O modelo era exportado do Brasil para o país vizinho desde 2005, dois anos após o lançamento por aqui. O fim do hatch no mercado argentino pode indicar que o mesmo ocorrerá no Brasil em breve.
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Inscreva-seO fim da produção do modelo é especulado desde o ano passado, quando a gama de versões foi enxugada. Atualmente o Fox só é vendido em duas versões, Connect e Extreme, ambas 1.6 e com preços partindo de competitivos R$ 51.990.
Um dos motivos para o fim do Fox é que com o lançamento do Nivus e a perspectiva de novos modelos, o hatch perca sentido na linha da VW. Além do Nivus, a marca deverá lançar um terceiro SUV compacto, de porte menor que a Nivus e T-Cross.
O Fox foi lançado no Brasil em 2003 num cenário bem diferente do atual. Especulava-se, inclusive, que o modelo poderia substituir o Gol, ainda o chamado de GIII na época. O Fox era mais moderno e também trazia versões “peladas”, com motor 1.0 e até carroceria duas portas.
A primeira fase do modelo trazia acabamento pobre, com plásticos de baixa qualidade, e chegou a ser exportada para a Europa. Depois, o Fox ainda passou por duas reestilizações, que também incluíram melhorias internas.
O modelo chegou a ter versões mais luxuosas, com direito a bancos de couro e teto solar elétrico, bem como o malfadado câmbio automatizado i-Motion. Essas variantes foram descontinuadas com a chegada do Polo, em 2018. O Fox também deu origem à simpática perua SpaceFox, com a qual compartilhou a base mecânica.
Risco geral
O Fox não é o único a estar na corda bamba na linha da Volkswagen. O Up! também poderá seguir o mesmo caminho. O modelo perdeu as versões de entrada e é vendido em apenas três configurações, MPI, Connect e Extreme. Os preços se sobrepõem aos do Polo, maior e mais equipado, o que tornam a vida do Up! mais difícil.
A pá de cal para os dois modelos poderá ser os reflexos da pandemia do novo coronavírus, que reduziu ainda mais as margens para modelos menos rentáveis.