Você está lendo...
Novo Audi Q3 enfrenta Volvo XC40 em duelo de SUVs de luxo
Comparativo

Novo Audi Q3 enfrenta Volvo XC40 em duelo de SUVs de luxo

XC40 T4 Inscription e Q3 Black custam R$ 219.950 e R$ 215.990 respectivamente e trazem pacote completo de itens de conforto e conveniência

Hairton Ponciano Voz

21 de mai, 2020 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

xc40
XC40 tem motor 2.0 de 190 cv e Q3 traz 1.4 de 150 cv, ambos turbo
Crédito:Felipe Rau/Estadão
xc40

Um vem da Bélgica. O outro, da Hungria. O primeiro tem controle de velocidade adaptativo, sistema capaz de manter a distância do veículo da frente de forma automática, sem intervenção do motorista. O segundo traz auxiliar de estacionamento, que “escolhe” a vaga e esterça o volante sozinho. Os dois são os menores utilitários-esportivos de suas marcas no Brasil, mas têm muitos trunfos. Estamos falando do Volvo XC40, vendido no País há dois anos, e da segunda geração do Audi Q3, que acaba de desembarcar e substitui o modelo que era feito no Paraná. Neste comparativo, ambos travam uma batalha recheada de tecnologia.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

O belga XC40 comparece na versão T4 Inscription, tabelada a R$ 219.950 e com motor 2.0 turbo a gasolina de 190 cv. O húngaro Q3 vem na configuração Black que, por R$ 215.990, traz propulsor 1.4 turbo, também a gasolina, de 150 cv.

Publicidade


Por causa da potência menor, o Q3 larga em posição de desvantagem nesta contenda. Como era de se esperar, por causa do 1.4 (que não é mais flexível, como era no carro nacional), o Audi é mais lento nas acelerações e retomadas de velocidade.

O SUV dá uma titubeada nas saídas e precisa de algum tempo para recuperar o ânimo. Com 40 cv a mais, o XC40 está sempre disposto.


A sensação é comprovada pelos números: a marca sueca informa que o carro acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e chega a 210 km/h. O SUV da alemã vai de 0 a 100 km/h em 9,3 s e alcança os 207 km/h.

Colabora para o bom resultado do XC40 o câmbio com duas marchas a mais: são oito contra as seis do automatizado de dupla embreagem do Q3. Mas só o Audi tem borboletas no volante para trocas manuais. Para compensar, no Volvo a manopla de câmbio é de cristal, detalhe que reforça o requinte do acabamento. Nos dois a tração é dianteira.


XC40 é mais duro

O maior prazer entregue pelo motor mais arisco do XC40 é cobrado pela suspensão bem firme, que deixa o rodar bem mais duro que o do Q3. Isso causa um certo desconforto a bordo. Imperfeições de piso que mal são sentidas ao volante do Audi incomodam bastante no Volvo. E nem dá para culpar as rodas grandes ou os pneus de perfil baixo. Os dois usam a mesma medida: rodas de 19 polegadas (na versão Black do Q3) e pneus 235/50.

Embora os dois sejam compactos, quando colocados lado a lado o XC40 revela-se um pouco mais imponente. O Volvo tem linha de cintura mais alta.

Com 1,65 metro, o XC40 é 3 cm mais alto que o Q3. No comprimento, o SUV da Audi leva a melhor por 6 cm (tem 4,48 m, ante 4,42 m do Volvo). Mas na distância entre os eixos (que se reflete em espaço interno), o XC40 é 2 cm maior: tem 2,7 metros, contra os 2,68 m do Q3.


Conforto e tecnologia

XC40 e Q3 chamam atenção pelo visual moderno. O menor SUV da Volvo tem estilo mais simpático que os irmãos XC60 e XC90, enquanto o novo Q3 trocou as formas arredondadas do modelo anterior por linhas retas e ousadas.

Mas é na tecnologia e no conforto que estão as melhores qualidades dos dois SUVs. Começando pelos itens comuns a ambos, há faróis Full-LEDs direcionais, teto solar panorâmico, freio de estacionamento elétrico, chave presencial, botão de partida, ar-condicionado digital de duas zonas e bancos dianteiros com ajustes elétricos.


A partir daí, cada um revela seus predicados. Só o XC40 oferece memórias (duas) para as posições do banco do motorista. Os dois carros têm quadro de instrumentos digital, mas o do Q3 conta com mais opções de personalização.

Já a tela da central multimídia do XC40 é melhor. O tamanho é equivalente (9 polegadas no Volvo e 8,8” no Audi), mas a posição vertical adotada pela Volvo é melhor. Os dois são compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay.


No Q3 o interior é mais esportivo, o que inclui volante com base reta e bancos revestidos de Alcantara. Esse último item é opcional e custa R$ 4 mil.

Opcionais caros

A Audi cobra outros R$ 8 mil pelo controle de cruzeiro adaptativo, dispositivo que já está incluído no preço do XC40. No Volvo, além de guardar a distância para o carro da frente o recurso mantém o veículo na faixa de rolamento. Da mesma forma, a marca alemã cobra R$ 1.500 pela pintura metálica, que já está incluída no valor do SUV da marca sueca. Completo, o Q3 Black chega a R$ 232.990.


O XC40 leva vantagem ante o Q3 em dois quesitos “extra carro”: custo de revisões e seguro. As três primeiras revisões do Volvo saem por R$ 3.797, contra os R$ 4.658 cobrados pela Audi.

Nossas cotações de seguro também revelaram preços inferiores para o XC40, como pode ser visto no quadro abaixo. No geral, o modelo da Volvo se saiu melhor neste comparativo.


Deixe sua opinião