Você está lendo...
Brasil terá primeira fábrica de baterias de enxofre do mundo
Notícias

Brasil terá primeira fábrica de baterias de enxofre do mundo

Empresa britânica vai erguer fábrica de baterias de lítio-enxofre em Juiz de Fora (MG). Tecnologia é mais leve e eficiente que atuais baterias de elétricos

Redação

25 de mai, 2020 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

enxofre
Baterias poderão equipar até aviões elétricos
Crédito:Bye Aerospace/Divulgação
enxofre

O Brasil terá a primeira fábrica de baterias de lítio-enxofre do mundo. A britânica Oxis Energy vai erguer novas instalações em Juiz de Fora (MG), junto à fábrica de caminhões da Mercedes-Benz. A unidade fabril será resultado de um investimento de cerca de R$ 300 milhões e deverá começar a operar em 2023.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

As baterias de lítio-enxofre são apontadas como sucessoras das de íons de lítio usadas atualmente. Elas têm maior energia específica, conseguem acumular mais energia em pacotes menores. As unidades de lítio-enxofre são mais leves que as de íons de lítio, o que traz vantagens na aplicação em veículos, por exemplo.

Publicidade


Tanto que um dos primeiros usos foi no avião solar Zephyr 6. O avião bateu recorde de altitude e distância voados por um modelo solar não-tripulado em 2008. Além disso, as novas baterias também tendem a ser mais baratas, já que o enxofre é um material de baixo custo.

A Oxis Energy é uma das desenvolvedoras da tecnologia, ainda produzida em escala reduzida. A fábrica de Juiz de Fora será a primeira linha de montagem em larga escala deste tipo de bateria. Inicialmente, a unidade deverá produzir cerca de 300 mil células por ano.


A Oxis alugou o terreno na área da Mercedes-Benz por 15 anos. Segundo a empresa, a fábrica irá trabalhar em cooperação com a fábrica de ônibus. “Nosso objetivo é ajudar o governo brasileiro a eliminar todos os ônibus com motor a combustão nos próximos 25 anos”, afirmou o CEO da Oxis, Huw Hampson-Jones.

Além dos ônibus, as baterias da Oxis também poderão estar na aviação, defesa, veículos comerciais leves e até embarcações marítimas de grande porte.

Atualmente, o uso em veículos de transporte ainda é pequeno. Em 2016, a própria Oxis desenvolveu um protótipo de motocicleta elétrica com uma empresa dinamarquesa. A scooter seria direcionada ao mercado chinês. Segundo a Oxis, as baterias da scooter pesam até 60% menos do que as equivalentes de chumbo.


Deixe sua opinião