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Gran Turismo 7 é confirmado para o novo Playstation 5
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Gran Turismo 7 é confirmado para o novo Playstation 5

Modelo vai retomar proposta original de jogos em modo de player único, mas ainda não tem data de lançamento

Redação

15 de jun, 2020 · 3 minutos de leitura.

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Jogos
Gran Turismo 7 parte de R$ 179,90 na Amazon
Crédito: Sony/Divulgação

Um dos grandes anúncios da última semana para os amantes de carros não chegará às ruas, mas sim ao mundo virtual. Durante a apresentação do Playstation 5, nova geração do console da Sony, a empresa também confirmou a chegada do Gran Turismo 7.

O simulador de corridas e de competição é uma das franquias exclusivas do console da Sony e um dos mais tradicionais. O jogo teve as primeiras imagens mostradas durante a apresentação com um pequeno trailer revelado. Produzido pela Polyphony Digital, o novo terá carros novos e clássicos.

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Sony / Polyphony Digital

Entre os modelos que deram um gostinho do que estará disponível no jogo estão o Porsche 917 K com a pintura da petrolífera Gulf, um clássico da 24 Horas de Le Mans. Outro modelo que já é um clássico, porém moderno, é o Carrera GT. Os carros não são o único motivo de empolgação. Para os fãs mais antigos da franquia, a empresa trouxe uma pista clássica de volta, a Trial Mountain.

Além disso, pelas imagens o jogo mais uma vez traz gráficos ultrarrealistas, superando as gerações anteriores. Detalhes de luzes e reflexos estão mais impressionantes que os anteriores pelas imagens do novo jogo. O trailer mostra também como vai funcionar a compra dos carros e a personalização e configuração dos modelos, com compra de peças e melhorias.



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Gran Turismo 7: para jogadores ‘raiz’

O criador do jogo e chefe da Polyphony Digital, Kazunori Yamauchi, disse que os fãs devem ficar empolgados com o “Modo campanha”; que é o que permite “zerar” o jogo, completando todas as tarefas estipuladas. A parte triste é que os amantes do jogo e do Playstation terão que aguardar ainda. Apesar de apresentado, o videogame ainda não tem data para chegar às lojas, bem como o jogo. A expectativa é o final do ano, junto com as compras de natal na Europa e EUA.

Sony / Polyphony Digital
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Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”