A Volkswagen demorou, mas enfim conseguiu controle absoluto de todas as ações da Audi. O grupo detinha 99,64% da empresa, com o restante nas mãos de alguns acionistas minoritários. Agora, a gigante alemã conseguiu finalizar a compra da parte que faltava e detém 100% da empresa.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seA negociação, no entanto, não saiu barata. A VW precisou pagar 1.551,63 euros por papel da Audi AG, 48% acima do valor de mercado. As 152.749 ações custaram um total de 237 milhões de euros à Volkswagen. A transferência das ações será feita durante a próxima reunião geral da empresa, que deve ocorrer em julho ou agosto.
Compra mantém status da empresa
Apesar da mudança de mãos, a Audi continuará uma empresa de capital aberto, com ações na bolsa alemã. A marca é uma das mais importantes do grupo, capitaneando pesquisa e desenvolvimento de diversos sistemas usados por todas as outras fabricantes.
Segundo o presidente do Grupo VW, Herbert Diess, “vamos concentrar nossos esforços no grupo e nos posicionar competitivamente para o futuro”. A Audi trocou de CEO em abril, com a subida de Markus Duesmann ao cargo. O executivo trabalhou na BMW e irá comandar o processo de compra das ações.