Após três longos meses de paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, algumas montadoras retomaram a produção de veículos nesta segunda-feira (22). Toyota, Nissan e Ford reativaram suas linhas de montagem de acordo com as normas de segurança sanitária impostas pelos governos locais.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seA Toyota retomou suas atividades em São Bernardo do Campo, Indaiatuba e Porto Feliz, todas no estado de São Paulo. A planta de Sorocaba será reativada na próxima sexta-feira (26). Em todas as unidades, novos protocolos de higiene serão implantados. As fábricas terão câmeras capazes de medir a temperatura corporal dos funcionários nas entradas. As unidades produzem os modelos Corolla, Etios e Yaris.
Também haverá novo escalonamento dos ônibus de transporte de funcionários, que também passam a rodar com metade da capacidade. Áreas de circulação de funcionários agora têm álcool em gel para higianização. O trânsito de funcionários nas instalações também será monitorado, para evitar aglomerações.
Produção também volta em Nissan e Ford
A Nissan adotou medidas pareceidas na fábrica de Resende (RJ). Na Nissan, os funcionários têm acesso a um aplicativo que permite autodiagonóstico da covid-19. Se não estiverem aptos a trabalhar, o funcionário será encaminhado a uma unidade de saúde local. A fábrica da marca em Córdoba, na Argentina, retomou a produção da picape Frontier no último dia 16. A unidade argentina segue os mesmos protocolos.
A fábrica da Ford em Camaçari (BA) também retomou a produção das linhas Ka e EcoSport nesta segunda. A fábrica de motores de Taubaté (SP) será reaberta na próxima semana. Nas duas unidades, a empresa também medirá a temperatura dos funcionários antes do acesso às instalações. As máscaras entregues aos funcionários, aliás, são produzidas pela própria Ford na fábrica baiana.