A Toyota comprou o equivalente a US$ 293 milhões em ações da Uber. A nova parceria vai ajudar a Toyota a desenvolver serviços de mobilidade. Embora a quantia pareça elevada, significa apenas 0,6% do valor total da Uber. A Toyota detém 10,25 milhões de papéis do aplicativo de transporte.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seA fabricante, aliás, vem alterando suas participações em diversas empresas. Segundo a própria marca, recentemente 10 empresas ganharam mais dinheiro da Toyota. Outras 24 tiveram a presença da marca reduzida.
Uber já teve investimentos
Não é o primeiro investimento da Toyota na Uber. Em 2018, a empresa investiu outros US$ 500 milhões no desevnolvimento de tecnologia de condução autônoma. O plano incluía integrar o sistema autônomo da Uber no pacote Toyota Guardian, de assistentes à condução. Em 2016, a marca já havia investido outros milhões numa parceria para facilitar o leasing de carros da Toyota para motoristas da Uber.
Um laço que está mais estreito é entre Toyota e Suzuki. As duas estão trabalhando juntas no desenvolvimento de carros de baixa emissão. A Suzuki, inclusive, tem muito a se beneficiar com a parceria. Como não pertence a nenhum grande conglomerado, a empresa vive dificuldades em diversificar sua linha e ampliar mercados.
Já fornecedores de insumos e autopeças para as linhas de montagem têm menor participação da Toyota. Empresas como a fabricante de luzes e espelhos internos Ichikoh, bem como a Mitsuboshi Belting perderam ações da Toyota. Atualmente, a marca tem participação em 174 empresas, sendo 65 de capital aberto. Em 2015, eram 200 empresas.