A fábrica da General Motors em São Caetano do Sul (SP) sempre foi tida como o berço único da produção do novo Tracker deste lado do continente. Mas isso pode estar perto de mudar. Em uma apresentação para a impresa do país, o diretor de marketing de produtos da General Motors América do Sul, Rodrigo Fioco, disse “que um novo produto de alto valor agregado estaria pornto para ser feito na Aregentina”. E que “sim, poderia ser o novo Tracker”.
Já o gerente de Ccmunicação da GM Argentina, Bernardo García, completou dizendo que “o trabalho de adaptação da linha de produção foi suspenso devido à pandemia. Mas será retomado no último trimestre do ano. No segundo semestre de 2021, os primeiros veículos-piloto de teste serão fabricados. E o lançamento do novo modelo está previsto para 2022”.
Fruto de projeto de alto valor agregado
O chamado Projeto AVA na Argentina se baseia em um investimento de 500 milhões de dólares na fábrica de Alvear. Metade desse aporte será feito pela GM Argentina e a outra metade corresponderá às empresas de autopeças que fazem parte do complexo industrial de Santa Fe, onde fica a fábrica.
Esta não seria a primeira vez que a GM produz dois modelos idênticos na Argentina e no Brasil. Isso já aconteceu nos anos 2000 com o Corsa e depois o Classic. Esta mesma planta argentina produz o Cruze vendido no Brasil.