Enquanto no mercado brasileiro o portfólio de peruas é praticamente inexistente, a Europa continua apostando no segmento. A Volkswagen acaba de revelar, no Velho Continente, a station wagon Golf Variant, baseada no hatch de oitava geração.
O modelo, que faz parte da linha 2021 da VW, cresceu 35 centímetros no total. São 4,63 metros de comprimento e 2,68 m de entre-eixos. Agora, seu porta-malas tem 611 litros. Para comparação, o bagageiro do Jeep Compass, por exemplo, tem 410 litros. Achou pouco? Com o assento traseiro rebatido, a capacidade da nova perua sobe para 1.642 litros.
Debaixo do capô dianteiro, o motor 1.0 TSI de 115 cv de potência é capaz de mover a configuração mais básica.O portfólio conta, também, com o 1.5 TSI de 150 cv com sistema híbrido leve de 48 volts. A ideia da configuração é ajudar na redução de emissões de gases poluentes.
Além de emprestar as demais motorizações do hatch, a perua também se assemelha na gama de câmbios. Há dois tipos. Tanto o manual de seis marchas quanto o automatizado de dupla embreagem, com sete velocidades, estão disponíveis.
Golf Variant chega ainda em 2020
A novata chegará às lojas da Europa até o início de 2021, informa a Volkswagen. Os preços, entretanto, ainda não foram definidos. Na lista de equipamentos traz boa dose de itens, como abertura da tampa do porta-malas automática. Nela, basta passar o pé sob o para-choque traseiro.
Ainda no bagageiro, há duas tomadas, uma 12V, outra, com 230V. Do lado de dentro, assim como o hatch do qual deriva, o Golf Variant 2021 tem painel virtual de 12,3 polegadas. O sistema multimídia é composto por uma tela touch screen de 10,1 polegadas.
No mais, ainda há diversos sistemas de assistência à direção no pacote. E a Volks afirma que continuará com a versão Alltrack no portfólio. O modelo (um Golf Variant, com visual aventureiro) se destaca pelas molduras plásticas nos para-lamas e a tração integral 4Motion.